Nelson Agra e Carlos Tavares homenageados com Medalha de Mérito

Dia do Município enaltece exemplos da terra

Carlos Tavares e Nelson Agra (a título póstumo) vão ser homenageados com a Medalha de Mérito Municipal no Dia do Município, que se celebra este sábado, 13 de junho, com Sessão Solene marcada para as 15h no Cine-Teatro de Estarreja.

quinta, 11 de junho 2015

Durante a cerimónia, serão ainda distinguidos os trabalhadores da Câmara Municipal, que, no ano passado se aposentaram e que celebram 25 anos ao serviço do Município, os melhores alunos do ano letivo 2013/2014 e os atletas estarrejenses que se sagraram campeões nacionais na época 2013/2014.

O atual Presidente do Conselho de Administração da CMVM - Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, lugar que ocupa desde 2005, e também Vice-Presidente da European Securities and Markets Authority (ESMA), Carlos Tavares nasceu a 4 de abril de 1953, na freguesia de Salreu. Conhecido como "um mestre em assuntos da banca", Carlos Tavares tem um percurso profissional excecional na área bancária. Em termos políticos, foi Secretário de Estado do Tesouro (1989-1991) e Ministro da Economia (2002-2004), cargo que conciliou com o de Presidente da Assembleia Municipal de Estarreja (2002-2005).

Nelson Agra, eterno presidente do CRE – Centro Recreativo de Estarreja, faleceu a 22 de maio de 2014 aos 69 anos. Da sua participação ativa em diversas coletividades, destaca-se o facto de ter sido dirigente do CDE – Clube Desportivo de Estarreja e do CRE. Foi jogador do CDE (1962-1978) e capitão de equipa, responsável técnico e dirigente. No Centro Recreativo, Nelson Agra assumiu funções como Secretário da Assembleia Geral em 1982. Mais tarde, e durante 20 anos, foi Presidente da Direção, desde 1994 e até ao seu falecimento.

O Município de Estarreja destaca o percurso e o papel destes dois estarrejenses, prestando-lhes homenagem com o seu galardão máximo, a Medalha de Mérito Municipal.

Campeões nacionais são aplaudidos

Estarreja entende por bem valorizar e distinguir com Votos de Louvor Municipal, atletas e clubes que se tenham sagrado Campeões Nacionais na última época desportiva. Estarreja continua a destacar-se no panorama nacional, com a obtenção de bons resultados, destacando-se a dinâmica e o trabalho realizado pelas coletividades estarrejenses, que culmina com a obtenção de excelentes resultados desportivos nas diversas modalidades.

Melhores alunos merecem distinção

São distinguidos também com Votos de Louvor Municipal os melhores alunos dos 9º e 12º anos, reconhecendo ao mesmo tempo o papel fundamental dos docentes, das famílias, da comunidade escolar e educativa e da qualidade do ensino que é ministrado nas escolas estarrejenses.

Agradecimento aos trabalhadores municipais

Na Sessão Solene agendada para as 15h, Estarreja reconhece o papel dos trabalhadores da Câmara Municipal com homenagem aos aposentados e os que comemoraram 25 anos de serviço em 2014.

O Cine-Teatro Municipal volta a ser o palco da cerimónia, presidida pelo Presidente da Assembleia Municipal, Carlos Valente, e pelo Presidente da Câmara Municipal, Diamantino Sabina. Às 17h terão início as cerimónias religiosas.