D.A.M.A. atuam esta noite no Parque da Cidade de Estarreja

As Tasquinhas servem os pratos típicos da região

Os festejos em honra de Santo António prosseguem com as Tasquinhas de Gastronomia Regional e o concerto dos D.A.M.A agendado para esta noite, às 22h, tendo agora como cenário o Rio Antuã e o parque da Cidade. Desfrute do melhor da gastronomia regional e assista aos espetáculos de D.A.M.A, Miguel Gameiro e Pólo Norte e Kepa Junkera e Sorginak nas Festas do Município!

quinta, 11 de junho 2015

As 10 Tasquinhas de gastronomia, dinamizadas pelas coletividades, servem os pratos típicos da região – carne assada, rojões, couratos, sardinha assada, caldeirada de enguias, enguias fritas, porco no espeto, entre muitas outras iguarias… – que podem ser apreciados ao longo de 4 dias, até domingo, dia 14, sempre acompanhados de muita animação e boa disposição. Este ano estarão presentes as seguintes coletividades: Saias & Companhia, ACADOF, Arsenal de Canelas, Xatiados, Pimpões, Tricaninhas de Fermelã, Estarreja Andebol Clube, GRESFA, Morenos e Tribal. A abertura está marcada para as 19h com a Fanfarra Farratuga.

Às 22h, os D.A.M.A. entram em palco e prometem levar o público ao rubro com êxitos bem conhecidos como “A Balada do Desajeitado”, “Às Vezes” e “Luísa”. A banda de Pop-Rap e Hip-Hop nasceu em 2006 e é constituída pelos jovens Francisco Maria Pereira, Miguel Coimbra e Miguel Cristovinho, três amigos que partilham uma paixão em comum: a Música.

Pelo mesmo palco no Parque Municipal do Antuã passarão ainda Miguel Gameiro e Pólo Norte na noite de sábado, dia 13, e Kepa Junkera e Sorginak, no domingo, último dia dos festejos, também às 22h.

As Marchas Populares levam 7 centenas a desfilar

Na noite de Santo António, 12 de junho e véspera de feriado municipal, os protagonistas são os grupos da terra que irão desfilar nas Marchas Populares. Mais de 7 centenas de figurantes irão desfilar trajados a rigor e com cuidadas coreografias.

Com temas inspirados na cultura popular e tradicional, este ano são 10 as marchas participantes: Fundação Cónego Filipe de Figueiredo, Associação Cultural e Recreativa do Roxico, Associação Cultural e Recreativa Saavedra Guedes, Sociedade Recreativa e Musical Bingre Canelense, Assoc. de Pais da Escola Padre Donaciano Abreu Freire, Assoc. de Pais da Escola Visconde de Salreu, ACRES Vai Quem Quer, Grupo de Samba "Os Morenos", Pirolytos e Cerciesta.

O desfile percorre a Avenida 25 de Abril e a Alameda do Parque Municipal do Antuã. Organizadas pela Câmara Municipal, as marchas ganham vida graças à participação e forte colaboração das coletividades do concelho, que, com o apoio da autarquia, se apresentam à população, constituindo uma das atividades de grande fruição por parte da comunidade.

Depois das marchas, a noite continua com o tradicional bailarico popular ao som dos SonJovem. A banda de Estarreja fundada há 24 anos anima o baile com os seus 9 elementos em palco, entre músicos, cantores e dançarinos.

Sessão solene do Dia do Município

O feriado municipal é dedicado às figuras da terra que honram o nome de Estarreja e como tal receberão a justa homenagem do Município. A Sessão Solene está marcada para as 15h no Cine-Teatro de Estarreja. Serão agraciados com Medalha de Mérito Municipal Carlos Tavares e, a título póstumo, Nelson Agra. Com Votos de Louvor Municipal serão distinguidos os atletas campeões nacionais e os melhores alunos. Far-se-á ainda homenagem em cerimónia pública aos trabalhadores da Câmara Municipal que se aposentaram e com 25 anos de serviço (+ info aqui). Às 17h terão início as cerimónias religiosas, com a Eucaristia na Capela de Santo António, seguida de Procissão.

Programa completo das Festas de Santo António neste link