Marchas Populares conquistam população

As 10 marchas participantes, totalizando mais de 800 figurantes, seguiram alegres e trajadas a rigor, trazendo ao centro da cidade de Estarreja as cores e a animação tão próprias desta época em que se festeja o santo popular e contagiando as milhares de pessoas que vieram assistir ao espetáculo.

segunda, 15 de junho 2015

“Olha, olha para ela/ Trás o mundo num balão/ Ai Estarreja é sempre aquela/ Que mantém a tradição”, cantava a marcha da Associação de Pais da EB Visconde Salreu, o único grupo que desfilou extracompetição, na última sexta-feira à noite nas Marchas de Santo António.

As “Padeiras de Pardilhó”, tema apresentado pela Saavedra Guedes, conquistaram o primeiro lugar, com 37 pontos. A competição foi muito renhida com o 2º classificado a ficar a um ponto do título, Os Morenos com o tema “Os Morenos cantam o fado de uma adega de tradições”. A marcha da Bingre Canelense com “Século e meio de glória” ficou em terceiro lugar.

Pelo segundo ano consecutivo, o desfile percorreu a Avenida 25 de Abril e a Alameda do Parque Municipal do Antuã e, pela primeira vez houve zonas de paragem para as coreografias dos grupos e zona de bancadas com lugares sentados. Melhorias introduzidas pela Câmara Municipal e que tiveram uma resposta muito positiva da população.

As marchas ganham vida graças à participação e forte colaboração das coletividades do concelho, que, com o apoio da autarquia, se apresentam à população, constituindo uma das atividades de grande fruição por parte da comunidade.

Classificação e pontuação
1º Assoc. Cultural e Recreativa Saavedra Guedes 37 pontos
2º Grupo de Samba Os Morenos 36 pontos
3º Soc. Recreativa e Musical Bingre Canelense 33 pontos