Aviso à População: Tempo Seco e Perigo de Incêndio Florestal

É expectável tempo seco e vento moderado com a permanência de condições favoráveis à eventual ocorrência e propagação de incêndios florestais. Situação que se manterá até segunda-feira. Tenha em atenção as obrigatórias medidas preventivas.

sexta, 26 de junho 2015

No seguimento do contacto com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) realizado hoje no Comando Nacional de Operações de Socorro (CNOS) da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), em função da previsão da evolução das condições meteorológicas, com subida de temperaturas, é expectável tempo seco e vento moderado com a permanência de condições favoráveis à eventual ocorrência e propagação de incêndios florestais. Situação que se manterá até segunda-feira.

Face ao índice de risco de incêndio florestal em níveis elevado e muito elevado, em especial nas regiões do interior centro e do Algarve, será expectável o agravamento das dificuldades de supressão.

MEDIDAS PREVENTIVAS

A ANPC recorda que, de acordo com a lei, para os locais onde o índice de risco temporal de incêndio seja superior ao nível ELEVADO, não é permitido (a):

. Realização de queimadas, nem de fogueiras para recreio ou lazer, ou para confeção de alimentos;
. Utilização de equipamentos de queima e de combustão destinados à iluminação ou à confeção de alimentos;
. Queimar matos cortados e amontoados e qualquer tipo de sobrantes de exploração;
. O lançamento de balões com mecha acesa ou qualquer outro tipo de foguetes;
. Fumar ou fazer lume de qualquer tipo nos espaços florestais e vias que os circundem;
. A fumigação ou desinfestação em apiários com fumigadores que não estejam equipados com dispositivos de retenção de faúlhas.

Se efetuar trabalhos agrícolas e florestais, mantenha as máquinas e equipamentos limpos de óleos e poeiras, abasteça as máquinas a frio em local com pouca vegetação, e tenha cuidado com possibilidade de ocorrência de faíscas, durante a sua utilização.

A ANPC recomenda ainda a adequação dos comportamentos e atitudes face à situação de perigo de incêndio florestal, nomeadamente com a adoção das necessárias medidas de prevenção e precaução, observando as proibições em vigor e tomando especial atenção à evolução do perigo de incêndio para os próximos dias, disponível nos sítios da internet da ANPC e do IPMA, dos Gabinetes Técnicos Florestais das Câmaras Municipais e dos Corpos de Bombeiros.

Tendo em conta a presente situação meteorológica, é também possível a afetação de grupos populacionais mais vulneráveis (idosos e crianças, sem-abrigo e doentes do foro cardiorrespiratório) devido ao calor, pelo que se recomenda a observação das principais medidas de autoproteção para estas situações divulgadas pela Direção-Geral de Saúde em www.dgs.pt.

Acompanhe as previsões meteorológicas em www.ipma.pt