AVANCA 2015: Jovens aprendem a fazer cinema durante o festival

“Cinentertainment 4”, um espaço dos 6 aos 17 anos

Desenvolver uma história e concretizar um filme é o desafio que jovens de várias idades vão encontrar este ano no Festival de Cinema AVANCA 2015. Pelo quarto ano consecutivo a organização do festival preparou um espaço destinado aos mais jovens.

quarta, 01 de julho 2015

De 23 a 25 de julho, enquanto os adultos assistem às competições de filmes vindos de todos os continentes, participam em conferências e workshops profissionais, os mais jovens têm o seu próprio espaço para experimentar a arte de fazer um filme.

O que é o cinema, como é feito e quem o faz? Durante 3 dias intensivos as crianças e jovens inscritos irão sentir o ambiente e o trabalho de uma equipa de produção fílmica, aprendendo a estruturar a história, o storyboard, o guião, a definir uma localização, os técnicos, os atores e muitas outras componentes. A equipa da Pantopeia irá dinamizar os dois grupos de jovens cineastas, um com idades entre os 6 e os 12 anos e outro grupo com idades entre os 13 e os 17 anos.

A equipa da Pantopeia, dirigida por Ivo Prata e constituída por atores, videastas, animadores e sobretudo por “arte-educadores”, têm criado sucessivos projetos que envolvem a criatividade, os mais novos e a criação artística em processo pedagógico. São formadores e monitores que conhecem bem o AVANCA, têm uma sólida experiência e são a garantia de uma dinâmica construtiva e estimulante. Os futuros cineastas têm assim um espaço especialmente desenhado para eles, onde podem experimentar filmar e animar.

As inscrições estão já disponíveis em www.avanca.com, na secção “cinentertainment 4”, ou diretamente neste link.