Aventure-se este sábado no “Avanca Radical”

Projeto vencedor da edição de 2014 do Orçamento Participativo Jovem, o “Avanca Radical” concretiza-se este sábado, 4 de julho, no centro da freguesia de Avanca. Das 15h às 23h os desafios sucedem-se.

sexta, 03 de julho 2015

Insufláveis, parede de escalada, touro mecânico, slide e piscina de espuma são apenas algumas das inúmeras atividades radicais reservadas para a tarde e noite de sábado. Inserido no programa do Encontro Nacional de Minis, o “Avanca Radical” é o primeiro projeto do Orçamento Participativo Jovem (OPJ) a ser implementado e o que mais pontos recebeu dos jovens votantes (805 pontos). Inscrito nas Grandes Opções e Plano de Atividades e Orçamento da Câmara Municipal de Estarreja, com um apoio financeiro de 5 mil €, o “Avanca Radical” é coorganizado pela Associação Artística de Avanca.

A “Sala mEGAS – mega conforto, melhor escola!” (vertente escolar) e o Coreto de Madeira (vertente municipal) foram as restantes ideias que mais votos conquistaram, perfazendo assim as três ideias contempladas no OPJ 2014.

Além de fomentar a participação ativa e direta dos cidadãos na gestão municipal, o OPJ pretende envolver os jovens no processo de decisão política, contribuindo para uma cidadania participada e responsável.

2ª edição do OPM já arrancou

Até 31 de julho de 2015, os cidadãos com mais de 18 anos e eleitores no Município de Estarreja podem submeter as suas propostas ao OPM – Orçamento Participativo Municipal. A 2ª edição volta a disponibilizar aos estarrejenses o montante global de 100 mil € do Orçamento Municipal para inscrição de projetos, a dividir entre os projetos de âmbito Municipal (50 mil €) e de Freguesia (10 mil € para cada freguesia).

Todas as informações acerca da 2ª edição do OPM podem ser consultadas na página http://opm.cm-estarreja.pt/ e a submissão de projetos deve ser realizada mediante preenchimento de formulário próprio, disponível aqui.