AVANCA 2015: Combate de Cineastas

9 cineastas premiados de 3 continentes orientam workshops

O Festival de Cinema AVANCA 2015 lança repto aos cineastas e estudantes de cinema e comunicação para um Combate de Cineastas. A aposta no espaço dos workshops internacionais deste ano procura que durante o festival a prática do cinema permita um combate de ideias e a produção de novos filmes.

sexta, 10 de julho 2015

Durante 4 dias, entre 22 e 26 deste mês, os participantes filmam e desenvolvem obras de ficção, animação, documentário, em filmes produzidos por equipas onde se misturam todas as nacionalidades, tendo por fundo as ruas, os campos e pessoas de Avanca. Os melhores filmes resultantes serão exibidos no grande ecrã e terão distribuição e exibição em eventos por todo o mundo.

Cineastas premiados da Europa, Ásia e América, orientam e apoiam os participantes ao longo deste tempo de workshops. São eles Salem Salavati (Irão), um dos mais promissores realizadores do Curdistão Iraniano, Igor Parfenov (Ucrânia), um dos mais polémicos e insólitos realizadores ucranianos, Olena Sliusarchchik (Ucrânia), atriz, ativista, modelo e ginasta, Boris Gerrets (Holanda), consagrado realizador documentarista, Rufo Pajares (Espanha), cujo tema polémico do documentário “The Vatican and the Third Reich” lhe valeu, em 2014, o Prémio Estreia Mundial no AVANCA 2014, Alexandra Averyanova (Rússia) que recebeu o Prémio Animação no mesmo festival, e Romina Quiroz (México), que com o surpreendente filme “Aire” venceu o Prémio Vídeo no AVANCA do ano passado e tem percorrido festivais de países tão distintos como EUA, Rússia, Espanha, Grécia ou Brasil.
Neste Combate de Cineastas participam ainda portugueses premiados no AVANCA do ano passado, nomeadamente Luís Diogo, realizador do filme “Pecado Fatal”, e Marco Miranda, diretor do Departamento de Teatro e Cinema da Escola Superior Artística do Porto.

Estudantes de cinema e comunicação, atores e cineastas podem candidatar-se ao Combate de Cineastas, uma experiência profissional inédita, um desafio, uma oportunidade. As inscrições estão disponíveis em www.avanca.com
O 19º Festival Internacional de Cinema AVANCA 2015 tem sido um projeto destinado a exibir e a apoiar o ato criativo de cineastas de todo o mundo. Uma coorganização do Cine-Clube de Avanca e do Município de Estarreja, o AVANCA tem o apoio do ICA/Secretaria de Estado da Cultura, IPDJ, CI Região de Aveiro, FCT, Junta de Freguesia de Avanca, entre diversas entidades locais.