FUTEBOL PORTUGUÊS: A MEMÓRIA

quinta, 10 de abril 2003

No próximo dia 15 de Abril, pelas 21.30H, será inaugurada na Casa Municipal da Cultura de Estarreja, Praça Francisco Barbosa, uma Exposição intitulada “ Futebol Português: A Memória”, colecção de António Patrício. A Exposição estará patente ao público até ao próximo dia 4 de Maio de Segunda a Sexta-feira. 09.00H> 12.00H 12.00H> 17.00H Entrada Gratuita Telef 234 840 600 ext 263 Segundo o autor, António Patrício: “ O aliciante foi mais forte que o risco do desafio: pesquisar, escolher e mostrar o que de mais importante nos foi legado em quase cem anos de futebol em Portugal. Ao longo de tanto tempo preenchendo as nossas vidas, o futebol constitui - entre nós, como em quase todo o mundo - fenómeno ímpar de sociabilidade, representando um verdadeiro traço aglutinador , factor já da própria identidade nacional . O futebol diz muito aos portugueses. Por isso mesmos, há datas que perduram na nossa memória colectiva, as quais ficaram assinaladas de modo indelével no álbum luso das recordações. Futebolistas de excepção, golos inolvidáveis, figuras lendárias, estádios e lugares míticos, vitórias exaltantes, e derrotas amargas, são vários os estados de alma que o futebol suscita nos seus autênticos amantes. Tudo isto se procurou retratar nesta exposição, sucinta resenha de trinta anos de paixão do seu autor pelo futebol e o coleccionismo, mesmo aceitando o pecado da omissão, exaltando todos aqueles momentos que, colorindo as nossas cinzentas existências, despertaram emoções e alimentaram todos os sonhos! Num tempo em que a vertigem mediática e a lógica empresarial, desrespeitando a grandeza do nosso futebol, vão desvalorizando a sua memória, cumpria lembrar e recuperar o seu passado. Por isso, é em nome dos momentos de felicidade e angústia, orgulho e desespero que nos devolvem à infância sempre que uma bola, caprichosa e imprevisível, vai rolando num qualquer terreno de jogo, que aqui estamos perante vós, recusando que o futebol português seja vítima do maior de todos os crimes: o esquecimento “. “ O Futebol não é uma questão de vida ou de morte, é ainda mais importante” Bill Shankly, treinador do Liverpool FC (1959/74)