“Juntos pela Floresta, Todos contra o Fogo no Município de Estarreja” - Sessão de abertura

A 9ª edição do projeto “Juntos pela floresta, todos contra o fogo no município de Estarreja" arranca esta segunda-feira, dia 20 julho, com uma ação de formação dedicada aos 24 jovens voluntários.

segunda, 20 de julho 2015

A sessão de abertura da edição de 2015 está marcada para as 9h15, nos Paços do Concelho e contará com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Estarreja, Diamantino Sabina, do 2º Comandante dos Bombeiros Voluntários de Estarreja, Joaquim Rebelo, e do Chefe do Núcleo de Proteção Ambiental do Destacamento Territorial de Ovar da GNR, 1º Sargento Gonçalves.

A iniciativa avança no terreno no dia seguinte e até 14 de agosto, em pleno período crítico de incêndios florestais. O projeto integra 24 jovens, 12 por quinzena, distribuídos por equipas.

Este programa de voluntariado jovem para as florestas é promovido pela Câmara Municipal de Estarreja e visa a vigilância da área florestal do concelho. Está no terreno desde 2006, atraindo cada vez mais jovens que, durante o período da atividade, tratam da vigilância e limpeza das áreas florestais, procurando evitar a ocorrência de incêndios no concelho.

Além de ser uma mais-valia para os jovens participantes, a floresta muito agradece a chegada de mais uma edição da atividade. Na edição do ano passado, durante 30 dias de trabalho, foram recolhidas 4,5 toneladas de lixo.