Câmara Municipal de Estarreja promove a “Escola a tempo inteiro”

Inscrições abertas para os programas AEC e CAF no 1º ciclo

A Câmara Municipal de Estarreja promove a “Escola a tempo inteiro”, garantindo as condições para que os estabelecimentos de ensino se mantenham abertos num mínimo de 8 horas e assegurem a oferta de atividades gratuitas aos alunos do 1º ciclo do ensino básico.

sexta, 24 de julho 2015

Os programas para o 1º ciclo do ensino básico, AEC - Atividades de Enriquecimento Curricular e CAF – Componente de Apoio à Família, que a Câmara Municipal de Estarreja promove, corporizam aquele desígnio permitindo ajustar o funcionamento da escola aos horários e necessidades das famílias.

As AEC permitem a ocupação do aluno entre as 16h e as 17h com o Ensino da Música, Atividade Lúdico-expressiva, Atividade Física e Desportiva, Xadrez e Estudo de Inglês.

Numa vertente de prolongamento de horário, a CAF possibilita o acolhimento das crianças mais cedo (8H00-9H00) e o Apoio ao Estudo no final do dia (17H15-18H), num importante serviço de apoio à família.

As inscrições são gratuitas e decorrem no GAME – Gabinete de Atendimento ao Munícipe de Estarreja.

 

 

:: Descrição dos programas
Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC)

A existência de uma escola a tempo inteiro, devidamente apetrechada, a funcionar em horário alargado e que assegure a ocupação plena dos alunos, dando cumprimento dos atuais objetivos curriculares e visando o desenvolvimento educativo e social das crianças, constitui um desígnio local e nacional. Nesse sentido, procurando adaptar os modos e tempos de funcionamento dos estabelecimentos de ensino às necessidades das famílias do concelho, a Câmara Municipal de Estarreja constitui-se como entidade promotora das seguintes Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC):

> Área 1: Ensino do Inglês (apenas para o 4º ano)
> Área 2: Ensino da Música (1º, 2º, 3º e 4º ano)
> Área 3: Atividade Lúdico-expressiva (1º, 2º, 3º e 4º ano)
> Área 4: Atividade Física e Desportiva (1º, 2º, 3º e 4º ano)
> Área 5: Xadrez (1º, 2º, 3º e 4º ano)
Horários: das 16h00 às 17h00
A inscrição nas AEC é gratuita e facultativa. 

CONCLUSÃO A Câmara Municipal de Estarreja promove assim uma "escola a tempo inteiro" e garante as condições necessárias para que os estabelecimentos de ensino do 1° Ciclo se mantenham abertos, num mínimo de 8 horas diárias e assegurem a oferta de Atividades de Enriquecimento Curricular a todos os alunos interessados.

 


CAF - Componente de Apoio à Família 1º ciclo

A evolução dos quadros sociais e familiares tem vindo a influenciar as medidas de orientação política, no que diz respeito à educação, uma vez que nos dá conta de alterações na sua organização ao longo dos últimos anos: o número de elementos na família tende a ser cada vez mais reduzido, pai e mãe trabalham fora de casa, e, não raras vezes, os avós ainda estão empregados ou vivem longe.

Nesse sentido, procurando ajustar os modos e tempos de funcionamento dos estabelecimentos de ensino às necessidades das famílias do concelho, a Câmara Municipal de Estarreja constitui-se como entidade promotora da Componente de Apoio à Família (CAF) no 1º ciclo do ensino básico, nas vertentes de acolhimento e prolongamento de horário, sempre que o número de alunos o justificar.

Vertente de prolongamento:
Área 1 - Acolhimento (8H00-9H00)
Área 2 - Apoio ao Estudo (17H15-18H00)

FUNCIONAMENTO
Agrupamento de Escolas de Estarreja
EB1 Padre Donaciano Abreu Freire,
EB1 Visconde Salreu,
EB1 Cabeças,
EB1 Pinheiro,
EB1 Mato,
EB1 Congosta
Agrupamento de Escolas de Pardilhó
EB1 Pardilhó

A Componente de Apoio à Família no 1º ciclo do ensino básico não tem qualquer custo associado para os encarregados de educação, contudo implica a inscrição do aluno nas Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC). 

CONCLUSÃO Considerando a importância do desenvolvimento de serviços de apoio às famílias durante o período letivo, a Câmara Municipal de Estarreja promove uma “escola a tempo inteiro” e garante as condições necessárias para que os estabelecimentos de ensino do 1° ciclo se mantenham abertos até às 18h00 e assegurem a oferta de atividades de animação e de apoio à família.