Câmara marca arranque do ano letivo para 3884 alunos

A Câmara Municipal de Estarreja assinalou a abertura do ano letivo 2015/2016 para um total de 3884 alunos integrados no sistema de educação e de ensino no concelho. Na sessão que teve lugar na terça-feira, o Vereador da Educação da Câmara Municipal, João Alegria, apresentou o Programa Municipal de Educação (PME) que concentra um total de 65 ações e projetos.

sexta, 18 de setembro 2015

“É um programa bastante alargado, enriquecedor, multidisciplinar e que pode ter contributos muito importantes nessa complementaridade Escola-Autarquia-Comunidade, que traz mais-valias para a formação dos estudantes”, resume o responsável.

Este programa representa a forte aposta da Câmara Municipal de Estarreja na qualidade das iniciativas extracurriculares e de complemento curricular que possibilitem aos alunos, de todos os ciclos de educação e ensino, vivências e experiências igualmente importantes para a sua formação e educação. “A nossa intenção é oferecer propostas que possam ser complementares aos conteúdos que se vão lecionando ao longo do ano” na sala de aula.

Os alunos terão a oportunidade, por exemplo, de visitar os Paços do Concelho, a Assembleia da República ou a Casa-Museu Egas Moniz, cuja visita é “obrigatória”, referiu João Alegria. “Nenhum aluno devia sair do seu percurso formativo sem visitar a única Casa-Museu de um Prémio Nobel em Portugal”, sublinhou. No rol de experiências possíveis, os alunos poderão ser locutores da Rádio Voz da Ria, participar nos eventos municipais, aprender a jogar ténis ou serem “agentes” da proteção civil. A Expressão Físico-motora e a Adaptação do Meio Aquático no pré-escolar são outra das novidades do programa deste ano.

A Arte é uma das áreas evidenciadas pelo autarca que anunciou a realização de um projeto de teatro comunitário, aplicando a metodologia do denominado “Teatro do Oprimido”, em que “ser cidadão não é viver em sociedade, é transformá-la” (Augusto Boal) envolvendo, em dois momentos, a comunidade e os alunos nas suas vivências. Focado na problemática do bullying, este projeto experimental prevê a realização de oficinas de formação, com o objetivo de construir um teatro-fórum em contexto da sala de aula de turma, apresentado nas escolas do concelho.

Reforçado o apoio ao aluno e família

O PME contempla igualmente a vertente social e de apoio à família e ao aluno. A oferta de manuais escolares a todos os alunos do 1º ciclo do ensino básico é a principal medida que a autarquia estarrejense introduziu este ano. Existem outras como o horário alargado e a ocupação plena dos alunos nas escolas, conciliando os horários de trabalho dos encarregados de educação com os da escola dos seus filhos. “Temos um conjunto de medidas que ajudam a minorar os custos com a educação. Nas áreas da nossa competência direta, bem como outras que vão para além disso, ajudamos as famílias no esforço que é dar a melhor educação para os seus filhos”.

Aos olhos de João Alegria, trata-se de “um investimento da autarquia nestas mais-valias que proporcionamos às famílias e que são medidas importantes para atrair mais alunos para as nossas escolas”.

O Presidente da Câmara Municipal, Diamantino Sabina, encerrou a sessão relembrando “a aposta do Município na Educação, com um conjunto de políticas que apoiam as famílias”, como foi o caso da oferta dos manuais escolares aos alunos do 1º ciclo pela primeira vez neste ano letivo.

Sublinhou ainda “alguns projetos que são já referência”, para destacar a introdução da temática do empreendedorismo nas escolas que já teve resultados. Referiu o exemplo de duas jovens da Escola Secundária cuja ideia de negócio, a “InovArraiolos”, venceu na final em Lisboa o 1º Prémio Inova 2015, do Concurso de Ideias Jovens Criativos, Empreendedorismo para o Século XXI, considerado como o Melhor Projeto a nível nacional e ainda vencedor da Menção Honrosa na categoria Negócio.

Para além do PME, a Câmara tem em construção o Plano Estratégico Educativo Municipal, cuja apresentação pública está prevista para novembro, e em fase de revisão está a Carta Educativa Municipal.

Diamantino Sabina reiterou a “disponibilidade para continuar o trabalho de parceria com as Escolas, na construção do plano estratégico educativo municipal e de encontrar as melhores respostas para a nossa comunidade”.

Deu ainda como testemunho os pedidos dos empresários, que procuram o concelho, “da necessidade de mão-de-obra qualificada”, referindo “a importância do ensino vocacional, que materializa uma efetiva aproximação das empresas à escola e à comunidade”, constituindo-se como uma oferta educativa a considerar. Por outro lado, deu nota que o Município continua empenhado em garantir o ensino artístico no concelho, que deverá ser uma realidade já no próximo ano letivo.

Esta sessão que a Câmara Municipal de Estarreja organiza anualmente tem o objetivo de reunir a comunidade nas boas-vindas aos agentes educativos no início de mais um ano letivo, homenagear os profissionais docentes e não docentes que se aposentaram no ano anterior, para além de apresentar à comunidade as ações do PME.