Biblioteca Municipal reabre com novo espaço de leitura

Inauguração esta sexta, dia 2 de outubro

Terminadas as obras de conservação e reabilitação do edifício, a Biblioteca Municipal reabre ao público com cara lavada, novo espaço de leitura e convívio e um calendário recheado de atividades.

terça, 29 de setembro 2015

O arranque, a 2 de outubro, próxima sexta-feira, será marcado pela Cerimónia de Reabertura, pelas 17h, com visita guiada ao edifício. A ligação das coberturas das alas laterais permitiu a criação de um novo espaço de leitura e convívio, com luz natural e acesso independente. Esta é uma das novidades e melhorias que o renovado “Palácio dos Leites” tem para mostrar, visando o conforto dos munícipes e melhoria do serviço prestado.

Integrada no programa da reabertura, está a inauguração da exposição “11 Anos - 11 Escritores”, pelas 17h30, assinalando o 11º aniversário de atividade da Biblioteca. A inauguração da exposição irá contar com a presença dos próprios escritores, dando o mote para um “Encontro com Escritores Locais”, a partir das 18h.

11º aniversário celebrado à mesa com João Tordo

Após o sucesso da primeira edição, a Biblioteca volta a promover o Jantar Literário no dia 8, desta vez para celebrar 11 anos de atividade e com a presença de João Tordo. Prémio José Saramago (2009), o escritor português de 39 anos, com 5 romances editados, trabalha também como cronista, tradutor, guionista e formador em workshops de ficção. Durante o Jantar Literário haverá ainda a oportunidade de contemplar um momento musical com o guitarrista Adelino Camões Sobral e serão entregues os prémios aos melhores leitores da Biblioteca Municipal no ano passado. A presença no Jantar Literário obriga a inscrição prévia até 6 de outubro para biblioteca.municipal@cm-estarreja.pt

Jornadas da Informação acreditadas pela CCPFC

Este ano, o programa das Jornadas da Informação estende-se por dois dias. A 9 e 10 de outubro, das 9h30 às 18h30, a 5ª edição das Jornadas da Informação regressa à Biblioteca Municipal, subordinada a temas como acesso, utilização e divulgação da informação, importância das parcerias e redes concelhias. Destinada a bibliotecários, técnicos de bibliotecas e de arquivo, professores e profissionais das áreas das Ciências da Informação e Comunicação, esta ação dialoga acerca de assuntos como “A Informação e a Educação para os Media” ou expõe ferramentas como “Informação Normalizada: Instrumentos para o trabalho das bibliotecas”. A 5ª edição das Jornadas da Informação encontra-se acreditada pelo CCPFC - Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua. O programa completo das Jornadas da Informação pode ser consultado aqui

Contos com Fraldas e outras histórias

Ao longo de 11 anos de atividade, a Biblioteca Municipal de Estarreja tem vindo a consolidar o trabalho essencial na criação de hábitos de leitura junto dos diversos públicos. Contos com Fraldas, promovido no âmbito do LAC - Laboratório de Aprendizagem Criativa, é um dos exemplos com número crescente de adeptos. Dia 3 de outubro é a primeira sessão de Contos com Fraldas do último trimestre de 2015. A atividade acontece aos primeiros e terceiros sábados de cada mês e destina-se a bebés dos 6 meses aos 3 anos de idade.

No mês de aniversário e da reabertura, as crianças são convidadas a passar a noite na Biblioteca. Dia 10 de outubro, a partir das 21h, a dança das páginas, carregadas de heróis e princesas, promete embalar o sono dos pequenos leitores. “Histórias em Pijama” dá nome à iniciativa, promovida pelo LAC - Laboratório de Aprendizagem Criativa e assente nos princípios de educação pela arte e da aprendizagem ao longo da vida.

A programação da Biblioteca para o mês de outubro conta ainda com a apresentação do livro “O Filho Preferido”, com a presença das autoras Fátima Almeida e Laura Alho. Existe ou não um filho preferido? É a essa pergunta que as autoras se propõem responder dia 17, pelas 16h.