Biblioteca Municipal: “Criámos melhores condições para os utentes”

Três meses depois das obras de requalificação do espaço e numa altura em que celebra 11 anos de atividade, a Biblioteca Municipal de Estarreja reabre ao público com nova cara e adiciona novos espaços de leitura e tecnologia às suas valências.

quinta, 08 de outubro 2015

A cerimónia de reabertura decorreu no passado dia 2 de outubro, atraindo mais de 70 utentes e escritores locais. Diamantino Sabina, Presidente do Município de Estarreja, cortou a fita, abrindo simbolicamente as portas a esta nova Biblioteca Municipal de Estarreja (BME). João Alegria, Vereador da Cultura e Educação, mostrou-se orgulhoso com os resultados da empreitada de melhoramento que significou um investimento municipal “bem justificado” de 120 mil euros e que, além de trabalhos de conservação gerais como pintura, revisão de caixilharias e resolução de problemas de infiltrações, ofereceu dois novos espaços para os utentes da BME.

Nas palavras do vereador, “demos uma nova cor, uma nova cara a esta casa que tem muita história para a comunidade estarrejense, e aproveitámos para fazer uma intervenção que colmatasse alguns problemas que têm surgido e que constrangiam o funcionamento da Biblioteca. Criámos ainda dois espaços novos, um espaço de leitura para periódicos, mais informal, e outro espaço dedicado às novas tecnologias da informação. Uma reorganização que garante maior conforto e melhores condições para os que visitam a Biblioteca.”

Além dos trabalhos de conservação interior e exterior do antigo “Palácio dos Leites”, o investimento englobou a aquisição de novo equipamento informático para o Espaço Internet. “Aproveitámos esta altura para substituir todo o equipamento informático dando uma resposta mais rápida às necessidades dos utentes, nesta era digital”, acrescentou João Alegria.

Satisfação geral

Bárbara Silva, de 15 anos, vai todos os dias estudar para a BME. “É o primeiro sítio onde venho buscar informação, maioritariamente livros ou DVDs, e é um local que está próximo, o que facilita pois temos tudo à mão.” Para a jovem estudante de Salreu, os meses de espera para entrar na renovada Biblioteca valeram a pena: “as salas estão melhores, mais confortáveis para os utentes, com mais livros e melhores condições. O espaço dos computadores está melhor equipado, mais organizado. Uma mais-valia para todos.”

Exposição dá palco aos escritores locais

A reabertura da Biblioteca ao público coincide com as comemorações do 11º aniversário do serviço, motivo para celebrar com a comunidade de escritores locais. Patente até ao final do mês de outubro, a exposição “11 anos – 11 escritores” destaca o nome e obra de 11 escritores do concelho de Estarreja, ainda no ativo. Uma forma de reconhecimento aos que fazem parte do espólio e património literário da terra. Tal como referiu João Alegria, no final da inauguração da referida exposição, “numa casa como a Biblioteca tem espaço, em primeiro lugar, quem reproduz os pensamentos através das letras”. São 11 personalidades “de diferentes gerações, com experiências interessantes e vontade de partilhar histórias e memórias o que, para nós, é muito importante”, relevou o autarca estarrejense.

A nova Biblioteca continua a celebração do seu 11º aniversário já esta noite com o “Jantar Literário”, pelas 20h, na companhia do escritor português João Tordo.