Rede de Bibliotecas renova votos de cooperação

A abertura da 5ª edição das Jornadas da Informação, no passado dia 9 de outubro, foi marcada pela celebração do Protocolo de Cooperação da Rede de Bibliotecas de Estarreja.

segunda, 19 de outubro 2015

Câmara Municipal, Agrupamento de Escolas de Estarreja, Agrupamento de Escolas de Pardilhó e Centro de Formação Intermunicipal de Estarreja, Murtosa e Ovar, mantêm-se na direção da Rede e dão continuidade ao trabalho coletivo, partilhado e integrado na promoção da leitura e elevação dos níveis educativos do concelho.

De acordo com os princípios estabelecidos no Acordo de Cooperação celebrado em 2011 entre a Câmara Municipal de Estarreja, o Ministério da Educação, a Direção Regional de Educação do Centro e os Agrupamentos de Escolas de Estarreja e Pardilhó, o Protocolo de Cooperação “relembra os termos e condições da colaboração entre os Cooperantes, bem como as normas gerais de organização e de funcionamento da Rede de Bibliotecas de Estarreja”, conforme pode ler-se no documento.

Nos minutos que precederam a assinatura do Protocolo de Cooperação, na sessão de abertura da 5ª edição das Jornadas da Informação, João Alegria, Vereador da Educação do Município de Estarreja, não escondeu o orgulho pelos resultados alcançados nestes 7 anos de existência da Rede de Bibliotecas de Estarreja, uma partilha que já vinha detrás: “Começámos a trabalhar a nível municipal, envolvendo todas as bibliotecas, desde o pré-escolar ao secundário, e isso foi-se consolidando, foi estando e está formalizado neste excelente grupo de trabalho que constitui a Rede de Bibliotecas de Estarreja”. O Vereador aproveitou a ocasião para destacar que “o concelho tem bibliotecas escolares da melhor qualidade”. “Temos uma boa Biblioteca Municipal, 5 excelentes bibliotecas escolares, a última das quais reabilitada este ano com a ajuda cooperativa da Rede, num investimento necessário para oferecermos aos alunos estas ferramentas essenciais”, sublinhou João Alegria com regozijo.

Dois dias dedicados à informação e educação

No dia em que a Biblioteca Municipal comemorou 11 anos de atividade, 86 professores, técnicos de biblioteca e arquivo ou profissionais das áreas das Ciências de Informação e Comunicação entraram no renovado edifício para participar na 5ª edição das Jornadas da Informação. A sessão de trabalhos percorreu dois dias intensivos – 9 e 10 de outubro – dividida em 4 painéis temáticos, num total de 15 apresentações e olhares sobre o acesso, utilização e divulgação da informação, importância das parcerias e redes concelhias.

Perante os inscritos, palestrantes e formadores, João Alegria frisou a importância de encontros como as Jornadas da Informação, evento que o Município e a Rede de Bibliotecas de Estarreja organizam desde 2010. “Estas Jornadas de reflexão profunda vão ajudar no nosso trabalho diário, no desafio constante que é educarmos melhor”, referiu o Vereador da Educação. Também presente na cerimónia de abertura, Manuela Silva, Coordenadora da Rede de Bibliotecas Escolares, congratulou a plateia pela presença e pela “vontade de fazer, mudar, melhorar, trabalhar em prol da leitura, em cooperação e parceria”, traçando “o caminho do futuro”.

Atento às transformações sociais contemporâneas, consequência do advento tecnológico e “acesso global e imediato à informação”, Diamantino Sabina, Presidente da Câmara Municipal de Estarreja, apelou aos profissionais e pais para a estarem alerta aos novos fenómenos. “A informação existe, mas vamos triá-la, vamos ensinar as nossas crianças a utilizá-la de forma inteligente”, salientou o autarca, lançando o tema para reflexão.