Cine-Teatro de Estarreja promove novo espetáculo com participação da comunidade

Os ensaios para a leitura encenada “Onde é o lá?” começam esta segunda-feira. 25 participantes, com idade superior a 50 anos, aceitaram o desafio e aquecem as vozes para contar ao público uma história para crianças.

segunda, 26 de outubro 2015

Inserida no Festival Sénior 2015 do Município de Estarreja, a peça vocal “Onde é o lá?” será apresentada ao público no sábado, dia 31 de outubro, pelas 21h30. Nessa noite, toda a população poderá assistir ao resultado de uma semana exaustiva de trabalho, com coordenação de Mónica Samões e José Pelicano, em torno das palavras e sons nos planos cognitivo e sensorial. 25 novos intérpretes, preparam-se para entrar em palco e têm uma história para contar.

“Onde é o lá?”, produção da associação cultural casaBranca, surge na sequência do projeto de leituras encenadas com crianças “Uma Cadeira na Montanha”. Mantendo os pressupostos de base do trabalho original enquanto objeto cénico, a proposta assenta numa reversão de papéis: enquanto que no último as crianças contavam uma história aos adultos, no primeiro são os adultos (seniores) que lêem e contam uma história para crianças.

Além de oferecer uma experiência de leitura, “Onde é o lá?” apropria-se do ato ancestral de contar uma história e coloca em diálogo e relação duas gerações, reforçando o papel dos “pais dos pais” enquanto espaço de memória.

No próximo dia 31 de outubro, em plena noite de Halloween, todas as famílias estão convidadas a partilhar o palco com este grupo de seniores de Estarreja e a viajar no som das suas palavras. “Onde é o lá?” é um projecto promovido no âmbito do LAC – Laboratório de Aprendizagem Criativa, cumprindo os desígnios de educação pela arte e aprendizagem ao longo da vida.

Bilhetes à venda na Bilheteira do CTE, no site da BOL - Bilheteira Online, lojas Fnac, CTT e El Corte Inglés :: 5€ / 3€ (Cartão Amigo, Cartão Sénior e Jovem Municipal)