À conquista da Lua nas salas de aula

Programa Ninho de Ciência

quarta, 25 de novembro 2015

A astronomia está nas salas de aula. O programa Ninho de Ciência, promovido pela Câmara Municipal de Estarreja, volta às escolas com a missão de despertar as crianças para a ciência. As ações são orientadas pela Associação de Física da Universidade de Aveiro (FISUA) que este ano aborda o tema “A Conquista da Lua”.

“A Conquista da Lua” percorre as escolas do 1º ciclo do concelho até dia 3 de dezembro, abrangendo os 538 alunos dos 3º e 4º anos de escolaridade. Entre 25 de novembro e até dia 3 de dezembro serão realizadas 26 sessões nas salas de aula num ambiente informal orientadas por um divulgador de ciência da Associação de Física da Universidade de Aveiro (FISUA). A primeira sessão realiza-se esta quarta-feira na EB1 do Mato, em Avanca, com início às 9h30.

A atividade tem como propósito complementar o programa da disciplina de Estudo do Meio dos 3.º e 4.º anos de escolaridade, que contempla objetivos e conteúdos relacionados com os astros. Pretende-se despertar a curiosidade dos alunos para as ciências do espaço, dar a conhecer melhor o satélite natural da Terra, mostrar como funcionam os veículos espaciais e relembrar a maior aventura espacial do ser humano fora da Terra.

Esta é mais uma oferta de complemento curricular que o Município de Estarreja promove, ajudando a consolidar os conhecimentos adquiridos, inserida no Programa Municipal de Educação