David Fonseca desvenda o futuro em Estarreja

A viagem futurista tem partida marcada para as 21h30 da próxima sexta-feira, 4 de dezembro. O músico e compositor natural de Leiria é um dos destaques de dezembro no Cine-Teatro de Estarreja. Entre presentes, bolo-rei e vinho quente, o Natal chega polvilhado por mais concertos, espetáculos de dança e comédia.

quinta, 03 de dezembro 2015

A digressão de apresentação de “Futuro Eu”, novo disco de David Fonseca, tem paragem obrigatória no Cine-Teatro de Estarreja (CTE). Desde que o concerto foi anunciado, a corrida aos bilhetes não para, resultando numa lotação praticamente esgotada para 4 de dezembro, sexta-feira.

David Fonseca dispensa apresentações desde que os Silence 4 se tornaram num dos maiores sucessos do pop/rock português. O músico de 42 anos, formado em cinema, continua a ser capaz de se reinventar musicalmente. “Futuro Eu” é um álbum que, além de ser totalmente cantado na língua de Camões, complexificando o universo musical de David, dá também nome ao espetáculo que chega agora a Estarreja e onde o inesperado é a única certeza.

A crítica não se inibe em elogios: nas palavras de Vítor Belanciano, “Futuro Eu” é “coisa rara de se ver, por estes dias, no centro do mercado nacional dominado pelos subprodutos formatados” (jornal Público, 19 de outubro 2015).

“Chama-me que eu vou”, “Hoje eu não sou” e o homónimo “Futuro Eu” são alguns dos temas deste novo álbum que circulam nas redes sociais e rádios nacionais. Depois dos concertos de 2007 e 2011, o regresso deste carismático criador à principal sala de espetáculos estarrejense é aguardado com grande entusiasmo.

 

Mais espetáculos antes e depois do Natal

Com uma carreira profundamente enraizada na tradição de música popular ibérica, Pedro Jóia, o mais brilhante guitarrista português da sua geração, traz uma nova abordagem à música popular urbana. O músico apresenta-se a solo no Café-Concerto do CTE, no próximo dia 12 de dezembro.

Do calor da lareira sai “Lago dos Cisnes”. Dia 13 de dezembro, às 17h, a Russian Classical Ballet apresenta esta obra-prima do ballet clássico, com música de Tchaikovsky e coreografia de Petipa, rodopiando pelo espírito natalício e entrando num mundo de fantasia pelas pontas dos pés.

Dia 19 de dezembro é a vez de Alda (Teresa Guilherme) e Paulo (Manuel Marques) ensinarem a plateia a ser feliz. O CTE abre as portas à comédia, com o espetáculo “Guia para a Felicidade” e a revelação de métodos seguidos por muitos casais famosos.

Depois de terem estado no Café-Concerto do CTE em abril deste ano, ficou o desafio: juntar os Contraponto e os coros do concelho de Estarreja num espetáculo de Natal. Os ensaios já começaram e o resultado pode ser apreciado, a capella, no próximo dia 27 de dezembro.

 

Animação a dobrar

A atualidade do cartaz de cinema continua. “The Hunger Games: A Revolta - Parte 2” (6 de dezembro, 17h) e “Leão da Estrela” (20 de dezembro, 17h) são os próximos filmes em exibição, num cartaz composto por “Lendas de Oz: O regresso de Dorothy” (6 de dezembro, 10h30) para famílias. Este mês a sessão de Cinema Infantil não se fica pelo primeiro domingo do mês. Durante as férias de Natal os mais novos podem assistir à versão cinematográfica de “O Principezinho”, dia 27 de dezembro, às 10h30.

No âmbito do ciclo Quintas de Cinema, “Nós na Rua” (3 de dezembro), de Luís Margalhau, e “Estações da Cruz” (17 de dezembro), do alemão Dietrich Brüggemann chegam ao grande ecrã do CTE em sessões agendadas para as 21h30 e antecedidas, respetivamente, pelas curtas-metragens “Timor Loro Sae”, de Vítor Lopes, e “Cães Marinheiros”, de Joana Toste.

 

Mais informações em www.cineteatroestarreja.com