Atletas “+50” exibem energia na 6ª Gala Sénior

sexta, 11 de dezembro 2015

Ano após ano e com energias renovadas, os atletas com mais de 50 anos de idade sobem ao palco do Cine-Teatro de Estarreja (CTE) num espetáculo onde sobressai a força de vontade, boa-disposição, ritmo e o exercício físico. A 6ª edição da Gala Sénior reuniu, no último sábado à tarde, as nove turmas do programa de ginástica de manutenção “+ 50”, da Escola Municipal de Desporto (EMD).

160 participantes subiram ao palco do CTE para darem a conhecer o resultado do trabalho desenvolvido nas aulas que frequentam duas vezes por semana. O desporto, a dança e encenações teatrais garantiram ritmo e alegria e contagiaram a plateia. Apoiados pelos seus professores da EMD, os atletas “+ 50” ensaiaram para, de uma forma lúdica e animada, apresentar uma demonstração daquilo que fazem nas aulas e exibir a sua boa forma física.

Participante desde a primeira hora em que a Câmara Municipal criou o programa “+50” em 2002, José Marques, 68 anos, de Beduído, viveu mais um momento “fantástico e maravilhoso”. Após a atuação da sua turma, assinalou que “a juventude dá provas do seu rejuvenescimento”. O nervoso miudinho, tão comum para quem se prepara para encarar uma plateia, não atrapalhou a apresentação havendo uma justificação óbvia. “Somos os verdadeiros artistas, já não é novidade”, brincou o atleta.

“Aulas dão saúde”

Inserido na Oferta Desportiva Municipal, o programa “+50” nasceu para fomentar a prática regular do exercício físico, contribuindo para melhorar a qualidade de vida dos seniores, com consequências muito positivas no seu bem-estar e saúde. Para além das aulas de ginástica que decorrem nas freguesias, são ainda desenvolvidas atividades pontuais, como encontros, passeios, o Festival Sénior em outubro, e a gala anual. “Temos que agradecer à Câmara Municipal por proporcionar estes miminhos”, acrescentou José Marques.

Também Rosa Andrade, 67 anos, de Canelas, agradece à autarquia estarrejense por “termos este privilégio, de haver o desporto que há para os seniores em Estarreja”. Neste campo, “a Câmara Municipal de Estarreja é o máximo”, disse. “As aulas dão saúde”, afirmou com um sorriso e explicou que, entre uma piada e outra, “saímos da aula com o cérebro levezinho e o corpo também!”, numa verdadeira vitamina para o dia-a-dia.

A munícipe canelense tenta participar nas várias ações que a Câmara Municipal promove ao longo do ano dirigidas a esta camada da população, sejam de âmbito desportivo, cultural ou formativo. E por isso, Rosa Andrade está “sempre em atividade. Sempre, sempre!”, reforça sublinhando que assim é “mais feliz”.

Contribuir para o envelhecimento ativo

O vice-presidente da Câmara Municipal e vereador do pelouro do desporto, Adolfo Vidal, abriu a Gala Sénior reforçando o papel deste programa para um envelhecimento ativo e com qualidade. Na sua opinião, estes atletas são um exemplo a seguir, elogiando a sua determinação e força de vontade.

As nove turmas do programa +50 da Escola Municipal do Desporto põem a mexer um total de duas centenas de atletas. Do ponto de vista social, diminui o isolamento, ocupa os tempos livres e aumenta a interação social.

Os interessados em frequentar as aulas podem inscrever-se no Complexo de Desporto e Lazer de Estarreja ou na Piscina Municipal de Avanca, com uma única condição, ter mais do que 50 anos de idade.

:: Galeria de imagens neste link