Criar uma cultura empreendedora nas escolas

segunda, 14 de dezembro 2015

Em Estarreja, o empreendedorismo já faz parte do percurso formativo dos jovens estudantes. O programa “Empreendedorismo na Escola” é uma organização da Câmara Municipal de Estarreja, desenvolvido em parceria com a Escola Secundária, criado para promover e estimular o espírito empreendedor e fomentar atitudes e comportamentos propícios ao desenvolvimento de uma cultura inovadora, criativa, tecnológica e empreendedora.

Com um programa inédito que culmina com o Concurso de Ideias Jovem Empreendedor 2016, a autarquia promove três ações distintas: a Academia Empreendedora, o Bootcamp de Empreendedorismo e o IV Seminário de Empreendedorismo Jovem. Todas com um ponto em comum: transmitir os princípios do empreendedorismo aos estudantes como fator importante para a sua educação e para o seu futuro.

Marcada para os dias 21, 22 e 23 de dezembro, na Incubadora de Empresas de Estarreja, a Academia Empreendedora lança as sementes junto dos alunos do 10º e 11º anos do ensino secundário, preparando-os através da transmissão de conhecimentos importantes para a dinamização futura de projetos empreendedores.

Iniciativa pioneira

Para os estudantes do 12º ano, a segunda edição do Bootcamp de Empreendedorismo, agendado para os dias 27 e 28 de janeiro de 2016, pretende, de forma dinâmica e intensiva, desenvolver competências, ajudar a trabalhar uma ideia de negócio, integrar os alunos numa valiosa rede de contactos e prepará-los para o mundo do empreendedorismo. Trata-se de uma iniciativa pioneira em Portugal, realizada numa dimensão municipal e com alunos do ensino secundário.

O IV Seminário de Empreendedorismo apresentará vários testemunhos de empresários de referência nacional e internacional, que configuram exemplos reais de sucesso, e terão um papel instigador e de inspiração junto dos jovens. Neste encontro, serão submetidos a votação os projetos candidatos ao Concurso de Ideias Jovem Empreendedor e entregues os prémios.

O Concurso de Ideias “Jovem Empreendedor” tem como objetivo a seleção de ideias inovadoras, nos vários sectores de atividade e que assentem em três categorias: negócio, criatividade e social, em torno das quais se possa perspetivar a criação de novos projetos que num futuro possam ser desenvolvidos em empresas. Podem concorrer todos os alunos que sejam selecionados para o Bootcamp, que estudem no concelho, em grupo de 2 ou 3 elementos, com o objetivo de explorar uma ideia empreendedora e inovadora.

Estimular o espírito empreendedor no concelho e na região

Com raízes em acções diversas que o antecederam e que contam já com alguns anos, o “Empreendedorismo na Escola”, agora sob a forma de um programa formativo e de incentivo contínuo, lança novos estímulos propondo-se a um grande desafio: criar uma cultura empreendedora no meio escolar. A Câmara Municipal quer despertar os alunos para o processo de empreendedorismo, para a criação de inovação e criatividade, para a criação de empresas e desenvolvimento de uma ideia diferente.

Um trabalho que já tem vindo a garantir alguns resultados. O projeto InovArraiolos, desenhado e consolidado no Bootcamp do ano passado e vencedor do Concurso de Ideias Jovem Empreendedor 2015, alcançou o 1º Prémio INOVA 2015, sendo considerado o Melhor Projeto a Nível Nacional. Por outro lado, este programa originou o interesse de outros municípios, como por exemplo o de Vagos, cujos alunos afetos aos núcleos de empreendedorismo irão participar nestas acções, tendo a autarquia estarrejense promovido sessões de esclarecimento sobre estas atividades naquele município da região de Aveiro.

Empreendedorismo na Escola é uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Estarreja em parceria com o Agrupamento de Escolas de Estarreja e o Núcleo/clube de Empreendedorismo da Escola Secundária de Estarreja, com o objetivo estratégico de promover o empreendedorismo nas escolas do município, contando ainda com o relevante patrocínio da DOW Portugal.

PROGRAMA Ano lectivo 2015-2016

Academia Empreendedora
Sessões de formação: 21,22 e 23 de dezembro de 2015
Incubadora de Empresas de Estarreja
Sala Dow Portugal – Laboratório de Empreendedorismo Jovem
(para alunos do 10º e 11º ano do ensino secundário)

Bootcamp de Empreendedorismo
27 e 28 janeiro de 2016
Hotel Tulip Inn
Destinatários: Jovens estudantes do 12º ano do ensino secundário
Bootcamp de preparação para o Concurso de Ideias Jovem Empreendedor 2016.

IV Seminário de Empreendedorismo Jovem
29 de janeiro, 9h30, Cine-Teatro Municipal (Entrada gratuita, sujeita à lotação da sala)
[Programa geral]
- Sessão de Abertura
- Concurso de Ideias Jovem Empreendedor 2016 > Academia e Bootcamp (resumo)
- “Empreendedorismo é inspiração!” - Testemunho de empresários e empresas de referência nacional e internacional
- Sessão de Encerramento (entrega de prémios/diplomas)

Concurso de Ideias Jovem Empreendedor 2016
Tipo de projetos:
Criatividade: novas ideias; novas soluções; novas maneiras de combinar recursos.
Social: elaboração de uma resposta inovadora de valor e impacto social a uma necessidade identificada, potencialmente sustentável.
Negócio: projeto de inovação conducente a um negócio economicamente viável.