Juventude em Ação em Estarreja

quinta, 17 de dezembro 2015

Áustria, Hungria, Bulgária, Dinamarca, Espanha, Portugal, Islândia, Eslovénia, Itália, Lituânia, Polónia e Roménia. Vários pontos da Europa confluem esta semana a Estarreja para um curso do programa “Erasmus + Juventude em Ação”, que teve início na segunda-feira e decorre até ao próximo sábado, no Tulip Inn Estarreja Hotel. 

A realização da formação em Estarreja surge no âmbito de uma candidatura do Município à Agência Nacional Erasmus + Juventude em Ação, que tem como missão a gestão do programa “Erasmus+ Juventude em Ação”. 20 jovens, em representação de instituições  de vários países da Europa, partilham experiências e aprendizagens ao longo de sete dias, corporizando um dos principais objetivos do programa: potenciar os projetos dos jovens, criando experiências e oportunidades e promovendo a mobilidade.

Formador da ação que decorre em Estarreja e um dos seis portugueses presentes na iniciativa, Rodrigo Vilarinho explicou que o curso visa explorar as “potencialidades do programa, descobrir como dar mais oportunidades e torná-lo mais acessível aos jovens”. E reforçou que este é um “programa europeu de financiamento que suporta o apoio à mobilidade de jovens e estruturas de apoio a quem trabalha com a juventude”. Rodrigo Vilarinho espera que no final da semana os formandos estejam “aptos a fazer projetos com mais qualidade e a passar a informação a outros”.

“Erasmus + Juventude em Ação”, iniciativa da União Europeia, nasceu com o objetivo de estimular o sentido ativo de cidadania, a solidariedade e tolerância entre os jovens europeus. O programa promove a mobilidade dentro e fora das fronteiras europeias, a educação não formal e o diálogo intercultural, e encoraja a participação de todos os jovens, independentemente da sua origem educacional, social ou cultural.                                                                                                      A semana em Estarreja inclui uma visita cultural aos principais pontos turísticos do concelho, agendada para esta quinta-feira à tarde. O roteiro prevê a visita aos Percursos BioRia, à Casa-Museu Egas Moniz e ao Moinho de Arcã, onde os jovens irão aprender a fazer a tradicional Broa d’Avanca.