Contraponto e Coros concelhios cantam o Natal

Concerto de Natal 2015

Cerca de uma centena de vozes reúne-se este domingo, dia 27, no Cine-Teatro de Estarreja para cantar o Natal. A capella, os mais belos temas da época unem quatro grupos vocais num só concerto: os jovens Contraponto, o Grupo Coral da Associação Cultural de Salreu, o Orfeão da Banda Visconde de Salreu e o Orfeão Egas Moniz.

terça, 22 de dezembro 2015

O desafio foi lançado pelo Município de Estarreja aos Contraponto em abril deste ano, no sentido de construir um projeto comum com os coros do concelho. O coro de câmara natural de Viana do Castelo aproveitou a magia natalícia para cumprir o repto e concretizar o projeto. Segundo Ricardo Fernandes, um dos membros do grupo conhecido por cantar a capella versões de temas pop, esta é uma estreia para os Contraponto. “Nunca trabalhámos desta forma, em comunhão com outros projetos vocais.”

Os ensaios com os coros de Salreu e Avanca já começaram e têm-se mostrado “enriquecedores”. “Obriga-nos, também, a tomar papéis que nunca tínhamos tomado”, confessa Ricardo, acrescentando que “estão já preparados e trabalhados momentos muito interessantes” para o Concerto de Natal que, pelas 17 horas, vai aquecer o auditório do Cine-Teatro de Estarreja (CTE).

As canções de Natal são obrigatórias. “Preparámos um medley temático novo com pequenos excertos de algumas músicas que certamente todos reconhecerão”, desvenda Ricardo Fernandes. Os jovens Contraponto detém já um vasto repertório com covers a capella de Rita Redshoes, Jorge Palma, Sting, Leonard Cohen, Azeitonas e muitos outros, sendo que o medley dos Coldplay, lançado em 2014, deu a grande projeção ao grupo em solo nacional e nas redes sociais, com o videoclip a ultrapassar as 200 mil visualizações.

O programa do Concerto de Natal é partilhado entre os Contraponto e os Coros do Concelho de Estarreja. Haverá música de autores portugueses e, no final, as quatro formações vocais juntam-se para cantar “peças temáticas ligadas ao Natal, definidas e ensaiadas em conjunto.”

Seguindo o conselho de Ricardo Fernandes, “o ideal é ir ao CTE e celebrar a época com os Contraponto e com os coros do Concelho.”

O exercício contínuo de divulgação e apoio à qualificação das coletividades locais está na base deste projeto municipal materializado no Concerto de Natal de domingo. Mais uma atividade promovida no âmbito do LAC - Laboratório de Aprendizagem Criativa, rede que abraça os projetos educativos dos vários equipamentos do Município, com o objetivo de trabalhar na comunidade os princípios da Educação pela Arte e Aprendizagem ao Longo da Vida.

DOM 27 DEZ 17H00
Concerto de Natal 2015

Contraponto, Coral da Associação Cultural de Salreu, Orfeão da Banda Visconde de Salreu e Orfeão Egas Moniz vozes
Cine-Teatro de Estarreja produção