Encontros com o Património: Comemoração dos 120 anos do Edifício dos Paços do Concelho

No dia 5 de janeiro de 2016, terça-feira, a Câmara Municipal de Estarreja assinala os 120 anos do Edifício dos Paços do Concelho e convida a respirar a história local. Com um dia de atividades vocacionadas para os públicos infantil e adulto, a autarquia celebra a construção daquele que é o mais emblemático edifício histórico da cidade, inaugurado em 1896.

terça, 29 de dezembro 2015

Assinalando a sua inauguração que aconteceu há 120 anos, a 5 de janeiro de 2016 o dia começa com a atividade “À Descoberta da Nossa História: A Câmara Municipal de Estarreja”, às 9h30. Duas turmas da Escola Básica Visconde de Salreu irão visitar a atual casa da Câmara Municipal, onde hoje funcionam vários serviços municipais e de atendimento público.

Às 15h, os Encontros com o Património conduzem os visitantes numa viagem pela história local através dos edifícios mais representativos, com natural ênfase para os Paços do Concelho, onde inicia e termina esta rota pelo centro histórico de Estarreja. A participação é gratuita mas é necessária inscrição, que pode ser efetuada até dia 4 de janeiro. No final, às 16h30, Executivo e Colaboradores da Câmara Municipal de Estarreja juntam-se ao grupo para o soprar das velas.

O mais grandioso edifício da região e sem apoios estatais

A data na frontaria do edifício, 1892, diz respeito ao ano em que foi lançada a primeira pedra para a sua construção. Em estilo neoclássico, e com projeto do prof. João da Maia Romão, os Paços do Concelho de Estarreja eram, para a época, o mais grandioso edifício da região, um sinal de prosperidade em tempos já difíceis, e que não necessitou de apoios do Estado, tão só de empréstimo de particulares. A sua construção custou à época 24 mil reis e foi efetuada pelo Mestre Manuel Joaquim da Silva Valente, de Pardilhó.

Erigido no original Lugar de Estarreja, da Vila de Antuã, contíguo ao local onde se realizava a praça/ mercado, em terreno da antiga quinta das freiras do Convento de Arouca, o Edifício dos Paços do Concelho foi inaugurado a 5 de janeiro de 1896.

O edifício histórico foi construído para ser o grande centro dos serviços públicos de Estarreja, com o Tribunal da Comarca de Estarreja, os Registos, as Finanças, a Delegação Escolar e, naturalmente, a Câmara Municipal. Era uma espécie de Loja do Cidadão na versão antiga. Com o passar dos anos e o aumento das atividades, o espaço tornou-se exíguo e houve necessidade de recorrer a espaços próprios para alguns serviços, ficando os Paços do Concelho exclusivamente para a atividade da Câmara Municipal.

Francisco Barbosa foi o impulsionador da obra

Deve-se a Francisco Barbosa (20.12.1827 – 30.05.1921) a construção do Edifício dos Paços do Concelho. Ele foi o grande impulsionador da construção e o seu nome foi dado à praça adjacente, que antes se chamava Praça Vasco da Gama. A Bandeira Monárquica utilizada na inauguração do edifício, e que serviu de bandeira da Câmara Municipal de Estarreja até à implantação da República, foi bordada pelas duas filhas de Francisco Barbosa. Aliás, a Bandeira Monárquica é um dos elementos em destaque na exposição histórica dos Paços do Concelho.

Francisco Barbosa de Couto Cunha Sottomayor foi presidente de Estarreja entre 1885 até 1916, com alguns interregnos. A sua figura está perpetuada na escultura situada na praça frontal, bem como na Galeria dos Presidentes da Câmara, que pode ser apreciada nos Paços do Concelho. Atualmente com 17 fotografias de Presidentes da Câmara Municipal de Estarreja, desde 1885 até aos dias de hoje, a Galeria dos Presidentes dá a conhecer as figuras que foram ocupando a cadeira presidencial, desde Francisco Barbosa até aos autarcas eleitos democraticamente: Maria de Lurdes Breu, a única mulher neste grupo, Vladimiro Silva e José Eduardo de Matos.

Edifício recebeu obras de beneficiação

O imponente edifício da Praça Francisco Barbosa recebeu obras de melhoria e de conservação em 2011, destacando-se a beneficiação do atual Salão Nobre, onde decorrem as sessões da Assembleia Municipal, assim como de outros acontecimentos e sessões públicas. Em 2014, a Câmara Municipal de Estarreja avançou para a urgente beneficiação do edifício, com o principal objetivo de substituir todas as caixilharias de madeira, que o passar dos anos foi deteriorando de forma irremediável na sua quase totalidade.

Programa comemorativo - 5 janeiro 2016

09H30 “À Descoberta da Nossa História: A Câmara Municipal de Estarreja”
Visita aos Paços dos Concelho de duas turmas da Escola Básica Visconde de Salreu no âmbito do Programa Municipal de Educação. São abordados temas como heráldica e mapa administrativo, a história do edifício e do património local.

15H00 Encontros com o Património
Rota pelo centro histórico de Estarreja com visita aos locais patrimoniais mais emblemáticos, onde serão explanados os aspetos mais curiosos de cada lugar. Cada espaço cede lugar ao tempo e o património conta uma história, através de um encontro vivo e dialogante.

Duração da visita 90 minutos | Inicio Edifício dos Paços do Concelho
Inscrições até dia 4 de janeiro para museuegasmoniz@cm-estarreja.pt ou arquivo@cm-estarreja.pt
+INFO (+351) 234 840 600 / www.cm-estarreja.pt

16H30 Comemoração dos 120 anos dos Paços do Concelho
A atividade “Encontros com o Património” culminará com o soprar das velas pelo Presidente da Câmara Municipal e Executivo, por todos os participantes na atividade e colaboradores da CME.