Município de Estarreja destaca-se nas políticas de reciclagem

Do total de 36 municípios do Sistema Multimunicipal de Tratamento e Valorização de RSU do Litoral Centro, o Município de Estarreja alcançou a terceira melhor taxa de recolha seletiva entre 2009 e 2014.

quarta, 30 de dezembro 2015

Uma evolução positiva de 13,3%, que ficou abaixo dos Municípios de Pampilhosa da Serra (30,8%) e Arouca (15%) também pertencentes ao referido sistema concessionado à ERSUC - Resíduos Sólidos do Centro.

Estes dados foram divulgados por João Miguel Vaz, diretor-geral da ECOGESTUS Lda., na apresentação “Ecoponto, modelo em crise?” que incluiu um dos painéis do Congresso “O (in)sucesso da recolha seletiva em Portugal”, promovido pelo CERNAS no passado dia 6 de novembro e que movimentou empresas nacionais e autarquias à Escola Superior Agrária de Coimbra para debater o estado da reciclagem no país e os desafios da gestão de resíduos.

Note-se que, em 2014, a taxa de recolha seletiva (ecopontos e recolha porta a porta) do Município de Estarreja apresentou-se acima da média, com 9,2% de lixo separado. Percentagem que, nesse ano, colocou Estarreja em 5º lugar entre os municípios do Sistema Multimunicipal de Tratamento e Valorização de RSU do Litoral Centro. A disponibilização de equipamentos aos munícipes, a realização de ações de sensibilização e investimentos por parte do Município tem contribuído para estes resultados bastante positivos.

Atualmente, encontram-se disponíveis no concelho 130 ecopontos compostos por três recetáculos (papelão, embalão e vidrão), 41 vidrões e 1 papelão.

Em 2014, cada estarrejense produziu em média cerca de 1kg de lixo por dia.