Companhia Instável apresenta espetáculo de “Assim, tipo… dança contemporânea”

Assinada por Tiago Rodrigues, esta criação chega ao Cine-Teatro de Estarreja na próxima sexta-feira, dia 22 de janeiro, pelas 21h30. Em palco, os bailarinos Liliana Garcia, Bruno Alexandre e Mafalda Deville (em substituição de Diletta Bindi) cruzam a dança contemporânea com outras expressões artísticas num espetáculo com boas “doses de ironia e ingenuidade”.

terça, 19 de janeiro 2016

Depois de, em 2013, levar ao Cine-Teatro de Estarreja a peça “Três dedos abaixo do joelho”, o encenador Tiago Rodrigues experimenta o vocabulário da dança contemporânea e oferece ao público um espetáculo de fusão e multidisciplinar cujo título – “Assim, tipo… dança contemporânea” – já aguça a curiosidade.

“Acreditar que qualquer um pode ser coreógrafo é extremamente assim, tipo, dança contemporânea”, escreveu Tiago Rodrigues no texto de apresentação da peça. Durante o espetáculo verifica-se uma constante e bem-humorada interrogação à própria dança contemporânea, tão ampla quer em termos estéticos como técnicos. Em “Assim, tipo… dança contemporânea”, os intérpretes foram levados a descobrir novos processos e conheceram novas formas de fazer e de criar o que demonstra a linha ténue que define dança contemporânea e que Tiago Rodrigues se propôs explorar.

Ator, encenador e dramaturgo, Tiago Rodrigues é autor de textos representados em português, inglês e francês em cerca de 14 países da Europa, Médio Oriente e América do Sul. Da sua obra mais recente, destacam-se “Se uma janela se abrisse”, nomeado para o Prémio SPA de Melhor Espetáculo de 2010, a “Tristeza e Alegria na Vida das Girafas”, considerado pela Time Out um dos melhores espetáculos de 2011, e “Três dedos abaixo do joelho”, um dos trabalhos que representou a criação portuguesa em junho de 2013, no programa Chantiers d’Europe no Théâtre de la Ville em Paris, e foi distinguido com o Prémio SPA para Melhor Espetáculo de 2012. Colaborou com o coreógrafo Rui Horta, o encenador libanês Rabih Mroué e com o realizador João Canijo, entre outros. Trabalha regularmente com a companhia belga tg STAN e é professor de teatro convidado em várias escolas de artes europeias. Atualmente, Tiago Rodrigues assume funções de Direção Artística do Teatro Nacional D. Maria II.

Os bilhetes para assistir ao espetáculo “Assim, tipo… dança contemporânea” já se encontram à venda e podem ser adquiridos na Bilheteira do Cine-Teatro de Estarreja, no site da BOL – Bilheteira Online e lojas Fnac, CTT e El Corte Inglés.