Digitalização do jornal “O Concelho de Estarreja” é exemplo de Boas Práticas na Administração Pública

segunda, 15 de fevereiro 2016

A digitalização da coleção do jornal “O Concelho de Estarreja”, desde o número 1, com data de 1901, até ao número 4262, de maio de 2014, num total de 4200 jornais e 20 mil páginas, é tida como um exemplo de boas práticas na Administração Pública. A iniciativa da Câmara Municipal de Estarreja consta do diretório de Boas Práticas da Rede Comum de Conhecimento (RCC), constituindo um exemplo de referência.

O projeto, pela importância que assume na construção de uma Administração Pública mais eficiente, transparente e colaborativa, tem ainda a possibilidade de ser selecionado para publicação em Portais de partilha de boas práticas Internacionais, dos quais a AMA – Agência para a Modernização Administrativa é parceira.

Arquivo.cm-estarreja.pt é a porta de entrada para 113 anos de história, que podem ser consultados online. O principal propósito da iniciativa é promover a preservação e salvaguarda do suporte original no Arquivo Municipal de Estarreja e possibilitar o livre acesso de todos os cidadãos ao jornal “O Concelho de Estarreja”, não só ao formato papel, mas também ao digital, através das Novas Tecnologias da Informação, sobretudo a uma faixa da população que de outra forma nunca a ele iria aceder.

O passo significativo para o universo online foi possível graças à cooperação entre a Câmara Municipal de Estarreja e os proprietários do jornal, iniciada em 2012 com a transferência da coleção centenária para o Arquivo Municipal.

O Diretório da RCC apresenta 520 iniciativas online, promovidas por 222 entidades da Administração Central, Local e Regional, incluindo iniciativas das administrações públicas dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) e Timor - Leste.