Aviso à população: cuidado com o frio

Proteção Civil alerta para medidas de prevenção

Face à previsão de temperaturas baixas para o distrito de Aveiro que persistirão até sexta-feira, o Serviço Municipal de Proteção Civil de Estarreja transmite um conjunto de recomendações e medidas de autoproteção a ter em conta pela população. A segurança de todos depende da adoção de comportamentos adequados. Tenha um Inverno Seguro!

quarta, 17 de fevereiro 2016

AVISO À POPULAÇÃO
SERVIÇO MUNICIPAL DE PROTEÇÃO CIVIL DE ESTARREJA
06/2016/SMPC_ESTARREJA

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê-se no distrito de Aveiro:
- até as 09:00 do dia 19.02.16 persistência de valores baixos da temperatura mínima.

Medidas de prevenção aconselhadas à população

PERIGOS EM CASA
A má utilização de lareiras e braseiros nas habitações pode provocar intoxicações (devido a inadequada ventilação) ou incêndios (resultado da má utilização de lareiras e de braseiras ou de avarias em circuitos elétricos).

INTOXICAÇÃO POR MONÓXIDO DE CARBONO
Tenha especial cuidado com aquecimentos a lenha. Para evitar a acumulação de monóxido de carbono, que pode ser mortal, renove o ar de vez em quando abrindo uma janela por exemplo.

INCÊNDIOS
Podem ter origem na má utilização de aquecedores elétricos ou sobrecarga da rede elétrica devido ao funcionamento simultâneo de vários aparelhos.

QUEIMADURAS
Previna-as e redobre a atenção com crianças e idosos.

SE SAIR
- Vista várias camadas de roupa em vez de uma única peça muito quente. Evite as que fazem transpirar e as muito justas;
- Proteja a boca e o nariz para impedir a entrada de ar muito frio nos pulmões e, se necessário, use luvas, chapéu e cachecol;
- Opte por calçado apropriado;
- Mantenha-se seco. O corpo arrefece rapidamente se molhado ou exposto ao vento;
- Evite manter-se ao frio durante muito tempo;
- Para evitar quedas não caminho sobre o gelo;

SE VIAJAR DE AUTOMÓVEL
- Faça a revisão do nível de gasolina, luzes e travões;
- Coloque líquido anticongelante no radiador;
- Utilize corrente para a neve se for caso disso;
- Diga a alguém qual o percurso que vai seguir;
- Leve um estojo de primeiros socorros, agasalhos, alimentos, um pano colorido e telemóvel;
- Conduza com cuidado;
- Tenha especial atenção às zonas mais sombrias da estrada, pois é onde se forma mais gelo.

Esteja atento às informações da meteorologia e às indicações da Proteção Civil e Forças de Segurança.

Acompanhe as previsões meteorológicas em www.ipma.pt

TENHA UM INVERNO SEGURO!