Bolsas de Estudo do Ensino Superior 2015/16

Sessão de atribuição esta sexta-feira, pelas 18h30, nos Paços do Concelho

quinta, 25 de fevereiro 2016

A Câmara Municipal de Estarreja promove a Sessão da Atribuição das Bolsas de Estudo do Ensino Superior e Politécnico para o ano letivo 2015/2016, esta sexta-feira, dia 26 de fevereiro de 2016, pelas 18h30, no Salão Nobre do Edifício dos Paços do Concelho, presidida pelo Presidente da Autarquia, Diamantino Sabina.

Esta 7ª edição contempla 23 jovens (lista final de candidatos aceites), incluindo 10 novas bolsas e 13 renovações, totalizando um apoio municipal de cerca de 20 mil euros.

Com a criação das Bolsas de Estudo do Ensino Superior em 2009, a Câmara passou a auxiliar na formação qualificada dos jovens mais desfavorecidos economicamente. Desde então, foram atribuídas 95 bolsas de estudo.

Destinado a estudantes dos 17 aos 25 anos residentes no concelho, este programa anual prevê a atribuição de 10 novas bolsas, com um valor mensal até 125 €, durante um período de 10 meses, correspondente ao ano letivo. O programa prevê ainda a possibilidade de renovação de bolsas atribuídas anteriormente.

A prestação pecuniária é destinada à comparticipação nos encargos inerentes à frequência do ensino superior pelos estudantes economicamente carenciados. São consideradas como condições preferenciais na atribuição das bolsas o menor rendimento per capita do agregado familiar e o melhor aproveitamento escolar.

A Câmara Municipal entende ser seu dever motivar os jovens a estudar, apoiando financeiramente os que, não obstante as suas capacidades, não dispõem dos meios económicos necessários para tal. Em contrapartida, o bolseiro disponibiliza 80 horas por ano de serviço à comunidade enquadradas em programas municipais.