Alunos aprendem medidas de autoproteção

Ação “Eu sou agente da proteção civil”

terça, 01 de março 2016

A Câmara Municipal de Estarreja comemora o Dia da Proteção Civil (1 de março) com a realização da ação “Eu sou agente da Proteção Civil”, que decorre durante esta semana. A atividade está inserida no Programa Municipal de Educação 2015/2016 e destina-se aos alunos do 1º ciclo do Ensino Básico.

14 turmas do 1º ciclo do Ensino Básico aderiram à iniciativa da autarquia e um total de 290 alunos irá participar na semana dedicada à temática da Proteção Civil.

A ação tem os seguintes objetivos:

- Saber o que é a proteção civil e quais os agentes de proteção civil que existem;

- Conhecer exemplos de riscos coletivos;

- Saber o que fazer em caso de risco: incendio, sismo, inundações, ventos fortes, acidente químico;

- Treinar comportamentos de segurança.

Cada sessão terá a duração de 60 minutos e inclui uma componente prática com a simulação de cenários de acidente: incêndio e sismo na escola.

O dia 1 de março foi instituído como Dia da Proteção Civil, a nível mundial pela Organização Internacional de Proteção Civil (OIPC) e a nível nacional por despacho do Ministro da Administração Interna. Em 2016, evoca o tema “A importância do patamar local na promoção de Comunidades Resilientes”.