Empresas químicas ajudam a concretizar 12 projetos comunitários em Estarreja

segunda, 21 de março 2016


As empresas químicas do PACOPAR entregaram, no passado dia 16 de março, apoios financeiros no valor de 38.500 euros para ajudar a concretizar 12 projetos de intervenção educativa, social e de proteção civil em Estarreja. As subvenções entregues pela Air Liquide, AQP, CIRES, CUF-QI e Dow Portugal irão beneficiar  11 entidades: escolas, bombeiros, instituições particulares de solidariedade social (IPSS’s) e outras de apoio à habitação, a idosos e a pessoas com deficiência.

Estes donativos fazem parte do programa anual de apoios financeiros do PACOPAR e irão cofinanciar diversas ações comunitárias no concelho de Estarreja. Entre os contemplados, estão projetos que pretendem criar atividades extracurriculares para potenciar a aprendizagem das ciências naturais e da química, a criação de espaços inclusivos para alunos com necessidades educativas especiais, obras de restauro de instalações de lares e centros de dia, contribuição para a aquisição de viaturas e outros equipamentos para os serviços de lar, apoio domiciliário, centro de dia e formação a pessoas com deficiência, ajuda na manutenção de habitação social e ainda equipamento para bombeiros.

“O nosso enfoque dos últimos anos tem sido este, ajudar o que nos parece mais premente em termos sociais, sem esquecer as áreas de educação e proteção civil que estão no âmago da ação do PACOPAR. Perante um panorama social que continua necessitado, tentamos desta forma contribuir  para a melhoria da qualidade de vida de Estarreja, nomeadamente de um setor da sociedade mais desfavorecido e atingido com a conjuntura económica dos últimos anos”, refere Pedro Gonçalves, diretor industrial da CIRES e atual responsável do Secretariado do PACOPAR.

As entidades beneficiárias este ano foram os agrupamentos de Escolas de Estarreja e de Pardilhó, a Associação Quinta do Rezende, a Associação de Solidariedade Estarrejense, os Bombeiros Voluntários de Estarreja, o Centro Paroquial e Social de Avanca, o Centro Paroquial de Assistência da Freguesia de Pardilhó, o Centro Social e Paroquial S. Miguel de Fermelã, a Cerciesta, a Filantrópica Veirense e a Santa Casa da Misericórdia de Estarreja.

O programa de apoios financeiros do PACOPAR é promovido pelas empresas do Complexo Químico de Estarreja (Air Liquide, AQP - Aliada Química de Portugal, CIRES, CUF-QI e Dow Portugal), tendo como objetivo ajudar a concretizar projetos sem fins lucrativos, que tenham uma intervenção na comunidade de Estarreja e contribuam  para melhorar a qualidade de vida  da população local.

Mais informações sobre o PACOPAR http://www.pacopar.org/