O 20º Festival de Avanca já começou!

E prepara-se para invadir a casa dos estarrejenses a partir de sábado, dia 14 de maio. O Avanca - Encontros Internacionais de Cinema, Televisão, Vídeo e Multimédia celebra a sua vigésima edição abraçando a comunidade com sessões especiais, improváveis e intimistas numa sala ou num pátio vizinho denominadas “Avanca em Movimento”. Este é o primeiro plano de um festival que se projeta para 27 a 31 de julho e que foi apresentado em conferência de imprensa na terça-feira.

quinta, 12 de maio 2016

A primeira sessão do “Avanca em Movimento” acontece já este sábado, dia 14 de maio, pelas 22 horas na casa de Albino Cabral, em Avanca. E foi precisamente este o espaço escolhido pela Câmara Municipal de Estarreja e pelo Cine-Clube de Avanca, coorganizadores do certame, para a apresentação da vigésima edição do festival.

Feito para a população e pela população de Estarreja, o festival não esquece nem ignora as suas origens. “Começa por aqui, este foi sempre o ponto de partida, uma clara ligação à terra. Este é o festival que queremos que aconteça na nossa terra”, reforçou um dos rostos do certame avancanense, António Costa Valente, Presidente do Cine-Clube de Avanca. Nas “salas de cinema” improvisadas vão passar um conjunto de melhores filmes que foram exibidos ao longo das 19 edições do festival. À volta de “cinema puro”, sublinha, serão proporcionados momentos de partilha e encontro que farão parte das novas memórias do festival.

Os encontros internacionais decorrem na vila de Avanca desde 1997 trazendo todos os anos ao concelho estarrejense os profissionais e os amantes do cinema de todos os cantos do mundo. Diamantino Sabina, Presidente da Câmara Municipal, olha para o festival avancanense como um “momento importante na cultura concelhia” onde se concretiza a “verdadeira internacionalização do nosso concelho através do cinema”.

Costa Valente especificou que a próxima edição dos encontros ficará marcada pela exibição e competição de filmes em várias categorias, destacando-se a abertura com um filme “feito em espaços carismáticos de Avanca durante o próprio festival” sendo este um “exemplo do polo de produção de cinema existente em Estarreja”. Antecipa que “a seleção (de filmes) deste ano vai ser uma das melhores dos últimos 19 festivais”.

Neste espaço de “encontro e amizade” sobressai igualmente um particular cuidado na preparação dos workshops e da conferência científica, que voltará o reunir “mais de 140 conferencistas”, centrando em Avanca “o que se está a fazer em todo o mundo” nesta área.

Ao longo do ano, o Avanca percorrerá vários países com extensões da sua programação que chegará a locais como Bulgária, Itália, França, Marrocos ou Japão. O Brasil será o primeiro a receber uma retrospetiva do Avanca 2016, com exibições especiais em várias cidades do Maranhão.

Estabelecer redes europeias é outro objetivo da organização. O vereador da Cultura da Câmara Municipal, João Alegria, adiantou que o “processo de internacionalização decorre com a apresentação de candidaturas a fundos comunitários através do programa Erasmus+”. Em termos organizativos destaca-se a atração de novos parceiros nacionais e o “compromisso de algumas dessas instituições para que reforcem o apoio” a este festival singular e marcante da região. A autarquia assume o papel de coorganizadora do evento assumindo o apoio financeiro e logístico. João Alegria conta “com a envolvência da comunidade, num crescendo que vai culminar no festival”.

Cinema nas escolas é outra porta que se abre nas comemorações das 20 edições dos encontros. O programa “20 edições-20 escolas” terá o seu início em setembro com o objetivo de formar públicos mais jovens e promover a literacia fílmica nestas faixas etárias. Marcando a aproximação do festival de cinema, está patente ao público no Cine-Teatro de Estarreja a exposição de fotografia “Uma Frincha sob um Museu”, de Mariana Macedo.

Inscrições para as sessões do Avanca em Movimento

A lotação da “sala de cinema” do próximo sábado é de 25 lugares. Aceitam-se inscrições até 13 de maio através do e-mail: avancafilmfestival@gmail.com ou por telefone: 234 880 658. Inscreva-se e venha fazer parte das novas memórias do festival de Avanca!