3º Passeio de Bicicleta Estarreja – Murtosa

Último dia de inscrições!

O “Ria com Pedal” - Passeio de Bicicleta Estarreja - Murtosa realiza-se pelo terceiro ano consecutivo no domingo, dia 15 de maio. Os canais da Ria de Aveiro acompanham os cerca de 35 kms do percurso, que nas edições anteriores tem atraído centenas de ciclistas. As inscrições terminam esta quinta-feira.

quinta, 12 de maio 2016


Numa zona de forte tradição histórica associada ao uso de bicicleta pelas populações e onde a sua utilização ainda hoje é significativa, os concelhos de Estarreja e Murtosa juntaram-se para organizar um evento de promoção da mobilidade sustentável e das áreas ribeirinhas que marcam profundamente o seu território.

Esta 3ª edição tem como ponto de encontro a Casa Museu Egas Moniz, em Avanca, no concelho de Estarreja, a partir das 8h30. Às 9h30, dar-se-á início ao percurso de cerca de 35km, que percorrerá os dois concelhos, com passagem pela Ribeira do Mourão, Ribeiras de Pardilhó, Cais da Bestida, Ribeira de Pardelhas e Cais do Bico. O pelotão regressará à Quinta do Marinheiro onde decorrerá o almoço-convívio. 

A iniciativa “Ria com Pedal” tem um cariz anual, com os Municípios de Estarreja e Murtosa a assumirem, alternadamente, a gestão logística do evento. Também a logística do almoço é assegurada por instituições de cada um dos concelhos, cabendo, nesta edição, essa tarefa à Associação Cultural de Salreu.

A inscrição tem um valor de 5€ e inclui o kit de participação e almoço, sendo que o valor da inscrição reverte a favor da Associação Cultural de Salreu, conferindo um cariz solidário à iniciativa. O passeio tem o apoio da Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores da Bicicleta (FPCUB).

No mês em que decorre o European Cycling Challenge, ao qual a Região de Aveiro aderiu, é lançado o desafio aos participantes para que participem no desafio contribuindo para eleger a região como a mais amiga da bicicleta! (http://www.cm-estarreja.pt/eventos/3108)

 


Programa


Domingo 15 de maio | 9h00 ~16h00

Concentração: Casa Museu Egas Moniz

08h30-9h30 Secretariado (confirmação de inscrição e entrega do kit)

09h30 Passeio

12h30 Almoço convívio (Casa Museu Egas Moniz)

Espaço Criança [até aos 12 anos]

Multiatividades dinamizadas pela Escola Municipal de Desporto de Estarreja (ocupação das crianças até ao final do passeio)

 

Inscrições até 12 de maio

Valor: 5€ com direito a kit e almoço (o valor reverte para a Associação Cultural de Salreu)

 

Locais

GAME - Gabinete de Atendimento ao Munícipe de Estarreja, Complexo de Desporto e Lazer de Estarreja, Piscina Municipal de Avanca

Câmara Municipal da Murtosa, Piscinas Municipais da Murtosa