PACOPAR promove ciclo de palestras sobre sustentabilidade nas escolas de Estarreja

terça, 17 de maio 2016


O Grupo de Trabalho de Ambiente do PACOPAR concluiu recentemente uma série de palestras sobre sustentabilidade para os oitavos anos do Agrupamento de Escolas deEstarreja. O objetivo foi contribuir com informação complementar para um tema que já é abordado nos conteúdos curriculares dos alunos deste ano escolar. Foram abrangidas nove turmas do Agrupamento, que puderam aperceber-se de como apreservação de recursos naturais, através das reduções de consumo de água eenergia e das emissões poluentes para a atmosfera é uma preocupação essencial e presente nos processos tecnológicos e de trabalho das empresas do Complexo Químico de Estarreja. 

Esta ação integra-se no programa de atividades planeado para o ano letivo com o Agrupamento de Escolas de Estarreja (AEE), com a intenção de aproveitar as sinergias entre os diversos membros do PACOPAR, tornando-as úteis para cada entidade. Por outro lado, tendo-se já realizado ações semelhantes em anos anteriores, com um manifesto balanço positivo por parte das escolas, justifica-se a sua continuidade. Assim, desde o dia 26 de abril, foram realizadas nove palestras para turmas da Escola Básica Padre Donaciano de Abreu Freire e da Escola E.B. 2,3 Prof. Doutor Egas Moniz, de Avanca.

Cristina Oliveira, membro do GA pela CUF-QI e coordenadora da atividade, faz um balanço positivo das ações realizadas. "Da minha parte correu muito bem e essa é também a opinião que tenho dos meus colegas. No programa das escolas, fala-se mais sobre a sustentabilidade na componente agrícola, das preocupações das pessoas enquanto cidadãos e nós levámos uma dimensão diferente com a perspetiva empresarial. Falámos um pouco como técnicos de segurança e ambiente das empresas e da forma como nesse papel influenciamos as políticas de gestão dos recursos naturais", refere Cristina Oliveira.

Nas ações, diversos elementos do GA, responsáveis pelas áreas de Ambiente, Saúde e Segurança das empresas do CQE, explicaram aos alunos os princípios de sustentabilidade e de como as empresas os incorporam na sua gestão interna, quer seja através da aplicação das melhores tecnologias disponíveis nos seus processos de produção, quer da implementação de procedimentos de trabalho, de forma a minimizar os impactos ambientais da sua atividade, nomeadamente através da redução de consumos de água, energia e de emissão de poluentes para a atmosfera. O PACOPAR é também um exemplo de um esforço adicional nesse sentido.