I Jornadas Dr. Egas Moniz "Cuidar: A Arte do Trabalho em Equipa"

terça, 17 de maio 2016

A Casa Museu Egas Moniz vai acolher as I Jornadas Dr. Egas Moniz no próximo sábado, dia 21 de maio, com a presença de 100 participantes. A iniciativa parte da Unidade de Cuidados Continuados Integrados (UCCI) Dr. Egas Moniz que nesta primeira edição escolheu para reflexão o tema "Cuidar: A Arte do Trabalho em Equipa".

A abertura das Jornadas Dr. Egas Moniz está agendada para as 9h, com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Estarreja, Diamantino Sabina, do Presidente da UCCI Egas Moniz, Pe. José Henriques da Silva, do Diretor da Segurança Social Região Aveiro, Manuel Ruivo, e do representante da ARS Centro, Manuel Tereso.

Os painéis de debate incidirão sobre os seguintes temas: “Referenciação na RNCCI”, “Dor: o 5º Sinal Vital” e “O Potencial de Reabilitação numa Unidade de Cuidados Continuados de Longa Duração e Manutenção”.

O programa inclui a realização de duas conferências. A primeira marcada para as 12h30 sobre “Intervenção na Idade Avançada”, com Margarida Pedroso Lima, Psicoterapeuta e Professora da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. Às 16h30, intervirá Ana Jorge, Presidente do Centro Garcia de Orta do Hospital Garcia de Orta. “Tudo Muda num Instante: Cuidar de nós e dos nossos - A evolução da pessoa como cuidadora” é o tema que a ex-Ministra da Saúde vai apresentar.

O dia terminará com um workshop sobre “Tratamento de Feridas e Viabilidade Tecidular”. O evento é destinado a profissionais de saúde, assistentes operacionais, estudantes da área da saúde e comunidade em geral. As Jornadas são realizadas com o apoio da Câmara Municipal Estarreja, Casa Museu Egas Moniz e Junta de Freguesia de Avanca.