Operação de demolição parcial por motivos de segurança

terça, 24 de maio 2016

A Câmara Municipal de Estarreja, atual proprietária da antiga fábrica do Descasque de Arroz, deu ontem início a uma operação de demolição parcial do edifício.

A intervenção que se encontra a decorrer é ditada por razões exclusivamente de segurança do edifício e dos que lhe estão adjacentes. Para além da demolição ter um cariz parcial, há um conjunto de peças que foram salvaguardadas para utilização futura.

A antiga Fábrica de Descasque de Arroz passou a integrar o património do Município no final do ano passado. A autarquia está a desenvolver um projeto de reabilitação do edifício transformando-o num espaço de memória do Município, estando em cima da mesa um estudo prévio, com o objetivo de salvaguardar tão importante património. Prevê-se que o projeto de execução fique concluído em 2017 e que posteriormente seja lançada a empreitada de reabilitação.

A reabilitação da antiga fábrica será uma das ações que corporiza a reabilitação urbana e valorização do território, um dos eixos estratégicos definidos pelo atual Executivo para o desenvolvimento de Estarreja. A operação global de reabilitação urbana daquela zona inclui ainda intervenções nas ruas José Justiniano e Dionísio Moura.

Situado na Rua Dr. Dionísio de Moura, freguesia de Beduído e Veiros, o edifício composto por cave, rés-do-chão e 1º andar, tem uma área total de 352,47 metros quadrados. Nos tempos áureos de cultivo de arroz nos campos do Baixo Vouga, era utilizado como fábrica de moagem e descasque do cereal.