Festas de Santo António honram tradições, inovando a cada ano

Estarreja em festa de 3 a 13 de junho

terça, 31 de maio 2016

Com dois dias de Mercado Antigo, mais tasquinhas, concertos de Miguel Araújo, Richie Campbell, Toques do Caramulo e Le Sextet à Claques, para além de diversas atividades culturais e desportivas, as Festas de Santo António em Estarreja estão a crescer, iniciando na Praça Francisco Barbosa e estendendo-se ao Parque Municipal do Antuã, os dois principais locais onde param os festejos. A programação tem início esta sexta-feira, dia 3, e prolonga-se até ao feriado municipal, 13 de junho.

Regressam as Festas de Santo António, da Cidade e do Município onde a Câmara Municipal de Estarreja procura valorizar a tradição, o encontro de estarrejenses e coletividades e atrair mais visitantes. Entre as principais novidades deste ano está a ampliação do Mercado Antigo de um para dois dias, 4 e 5 de junho, sábado e domingo. O “Mercado da Praça” como era denominado e cuja origem remonta ao século XIX volta com novos espaços, mais encenações e mais vida. O desafio foi muito recebido pelos protagonistas deste evento, ou seja os estarrejenses em representação das coletividades ou a nível particular, que darão alma e corpo a estes dois dias em que a viagem no tempo nos leva ao início do século XX.

Também as Marchas Populares, que se consolidam no seu novo local de desfile, engalanando a Avenida 25 de Abril e a Alameda do Parque do Antuã, são fruto do bairrismo das forças vivas do município. Nestas representações populares, “que queremos manter vivas e bem presentes nas gerações mais novas”, realça o Presidente da CME, Diamantino Sabina, é visível a alegria, vaidade e brio dos grupos participantes. Com o apoio da autarquia, este ano desfilarão 8 marchas, na véspera do feriado municipal, 12 de junho, com mais de 700 figurantes trajados a rigor e com cuidadas coreografias.

As Festas são tradição e memórias, que “teimamos em preservar, contudo houve a vontade de as tornar ainda mais apelativas, introduzindo novos espaços e criando melhores condições que nos garantem oferecer um produto mais qualificado e atrativo”, reforça Diamantino Sabina. Nas Tasquinhas, que terão lugar pelo terceiro ano consecutivo no Parque Municipal do Antuã, serão 12 as coletividades que darão a provar os petiscos regionais.

Se aos pratos juntarmos a animação musical, completo fica o serão destas noites de verão em Estarreja. Os concertos com os cabeças de cartaz decorrem agora no parque da cidade, “uma solução reconhecidamente superior e que amplia estas nossas Festas”. Depois dos concertos em Londres, Miguel Araújo promete uma noite memorável em Estarreja no dia 10 de junho. O reggae de Richie Campbell vai invadir as margens do Rio Antuã na noite de sábado, 11 de junho.

Abertura na sexta, dia 3, com arte e música

A abertura acontece já esta sexta-feira, dia 3 de junho, sendo marcada pela componente artística. Às 19h, abre portas a Casa da Cultura para uma exposição coletiva que reúne 17 artistas portugueses, angolanos, austríacos, venezuelanos e cubanos numa Private Selection com um denominador comum, a qualidade do trabalho apresentado, nas diversas vertentes que compõem hoje o vasto leque das artes plásticas, nomeadamente a pintura, escultura e a fotografia. A curadoria é da Galeria Nuno Sacramento – Arte Contemporânea.

Às 21h30, o palco é das Bandas Filarmónicas num encontro que se repete anualmente para celebrar a música produzida em Estarreja e valorizando o trabalho realizado por estas coletividades. A edição deste ano decorre no Cine-Teatro de Estarreja e contará com as prestações da Banda Bingre Canelense e da Banda Visconde de Salreu.

O vínculo do município com as suas linhas de água sai igualmente revigorado na programação deste ano, com a realização do 1º Passeio em Kayak “1 Freguesia – 2 Esteiros” (4 junho), com organização da Junta de Freguesia de Beduído e Veiros, e da divertida 15ª Descida do Rio Antuã (10 junho), do Centro de Cultura e Desporto de Salreu.

Distinção de mérito em sessão solene

Diamantino Sabina reforça o convite “a todos para que participem na Sessão Solene do Dia do Município, onde se reconhece o Mérito de pessoas e entidades, numa cerimónia marcada por Estarrejenses de talento, de excelência e que honram a sua terra, e onde e se apontam horizontes de esperança”. A cerimónia está agendada para as 15h, no Cine-Teatro, encerrando-se as Festas sob a inspiração do Padroeiro da Cidade, o Santo mais universal, na cerimónia religiosa às 17h.

São, desta forma, vários e distintos os momentos que compõem o programa dos festejos onde se espelham os costumes antigos, a cultura e a gastronomia, valorizando o que de melhor se faz em Estarreja. Com a tradição interligam-se novas formas de arte, o desporto e nomes da música bem conhecidos do público, enriquecendo o cartaz do evento. Da histórica Praça ao aprazível Parque Municipal do Antuã, com vista para o rio, as festas têm hoje vários palcos, constituindo uma verdadeira celebração simbólica do Município de Estarreja.

Brochura com programa completo

Imagens do ano anterior disponíveis neste link

Veja os vídeos promocionais do Mercado Antigo, dos concertos e do concerto de Miguel Araújo.