Comportamentos preventivos: segurança de pessoas e bens - sessão de esclarecimento

segunda, 06 de junho 2016

A Câmara Municipal de Estarreja, o PACOPAR – Painel Consultivo Comunitário de Atuação Responsável de Estarreja e a SEMA – Associação Empresarial, em parceria, vão realizar uma sessão de esclarecimento subordinada ao tema "Comportamentos Preventivos – Segurança de Pessoas e Bens", com a participação e colaboração do Núcleo de Investigação Criminal da GNR de Ovar.

A sessão realiza-se no dia 22 de junho, às 16 horas, no auditório da SEMA, em Estarreja. A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição, através do endereço susanasilva@sema.pt ou do número 234 843 689.

Receção aos participantes
Abertura de Sessão
Intervenção a cargo do 1º Sargento Jorge Ramos
Núcleo de Investigação Criminal da GNR - OVAR

Conteúdos:

• Forças de Segurança (definição das competências das Forças de Segurança; agilização do acesso às mesmas, tendo em vista possíveis contatos institucionais);
• Estrutura da Justiça em Portugal (definição das competências do Ministério Público e do Juiz);
• Notícia do Crime;
• Direito de Queixa (clarificação do direito de queixa; aquisição de conhecimentos básicos);
• Previsão e estudo dos diversos incidentes que podem ocorrer (comportamentos a ter; definir as situações críticas que devem de ser comunicadas às Forças de Segurança; adotar uma atitude adequada em situações de dano ou furto);
Estabelecimento de rotinas comportamentais tendo em vista a melhoria da segurança dos bens.