A festa faz-se nas margens do Antuã

Tasquinhas, concertos e marchas populares são os principais atrativos das Festas de Santo António que convidam a sair para a rua e usufruir do espaço público neste segundo fim de semana em que os festejos se concentram junto às margens do Rio Antuã.

quinta, 09 de junho 2016

No fim de semana prolongado, o Parque Municipal do Antuã transforma-se no recinto das Festas de Santo António, da Cidade e do Município de Estarreja. As Tasquinhas abrem esta quinta-feira, a partir das 19h, e só param no domingo. Se à rica gastronomia regional juntarmos a animação, e a Feira de Artesanato Urbano, completo fica o convite para vir a Estarreja nestes dias.

Saboreados os pratos típicos confecionados pelas 12 coletividades presentes na edição deste ano das Tasquinhas, a música dará o mote para o serão. Com concertos às 22h, Les Sextet à Claques esta quinta, Miguel Araújo na sexta e Richie Campbell no sábado, dão rosto à diversidade do cartaz que pretende atrair públicos de todas as idades e preferências musicais, num momento de encontro da comunidade e visitantes.

Descer o Rio num carnaval aquático

Este ano pela primeira vez, a Descida do Rio Antuã vive a 15ª edição no decorrer da programação das Festas da Cidade trazendo ainda mais vida ao Parque, local ideal para assistir a este verdadeiro carnaval aquático a partir das 15h desta sexta-feira, dia 10. Quem preferir uma competição dentro de água, pode passar pelo Complexo de Desporto e Lazer que nessa mesma tarde recebe um dos maiores torneios de natação da região, o 27º Torneio de Natação Cidade de Estarreja. O desporto acompanha os festejos em honra do santo popular também com o Torneio de Futebol “Laranjinha” no CDE onde os mais novos (traquinas e petizes) aperfeiçoam os seus passes da bola.

Estas são as Festas do Município e as freguesias também as celebram. Na Vila de Avanca, o 17º Convívio dos Motards Amigos de Avanca apresenta shows em duas rodas no Mercado Júlio Neves.

700 desfilantes nas marchas populares

Na noite de Santo António, véspera do feriado municipal, mais de 700 figurantes desfilam trajados a rigor, com cuidadas coreografias e temas inspirados na cultura local, como o Carnaval e suas origens, os Pescadores, os Moinhos de Vento ou as Noivas de Santo António. Este ano participam 8 marchas e o desfile, a partir das 21h30, percorre a Avenida 25 de Abril e a Alameda do Parque do Antuã.

As Marchas Populares de Estarreja abrangem grupos provenientes de todas as freguesias, ficando também marcadas pela amplitude de idades dos seus participantes. Organizadas pela Câmara Municipal, ganham vida graças à participação e forte colaboração das coletividades do concelho, que, com o apoio da autarquia, se apresentam à população, constituindo uma das atividades de grande fruição por parte da comunidade, à qual se segue um Baile Popular no Parque.

Exposições fazem a ponte entre a tradição e a criatividade

Patentes ao público continuam as exposições de arte. Na Casa da Cultura pode visitar a coletiva “Private Selection” com a presença de autores portugueses, austríacos, venezuelanos e cubanos nas áreas da pintura, escultura e fotografia. “Cores de Tradição”, com trabalhos de fotografia da estarrejense Maria Augusta Pinto, pode ser apreciada na Biblioteca Municipal. Nos Paços do Concelho, deixe-se surpreender pelas mais de 150 imagens da coleção do pintor estarrejense José Mendonça na mostra “Do Santo Padroeiro ao Santo Popular”.