Pólo de Conservatório de Música de Aveiro em Estarreja

Inscrições para candidatos à 1ª matrícula até dia 17 de junho

quarta, 15 de junho 2016

No âmbito do Ensino Artístico Especializado, e reconhecendo a relevância do ensino da música no concelho, a Câmara Municipal de Estarreja, o Conservatório de Música de Aveiro Calouste Gulbenkian, e o Agrupamento de Escolas de Estarreja estão a desenvolver esforços no sentido de se garantir o ensino básico de música, em regime articulado, com início no 5.º ano, e o ensino de música, iniciação, com início no 1.º ano do 1.º ciclo do ensino básico, já no próximo ano letivo 2016/2017.

Poderão ser admitidos no Curso Básico de Música em regime articulado os alunos que ingressam no 5º ano de escolaridade. Os alunos admitidos frequentam obrigatoriamente todas as disciplinas da área do ensino especializado da música do plano de estudos aplicável.

Apenas os alunos matriculados no 1º ano do 1º ciclo do ensino básico no ano letivo de 2016/17 poderão vir a ser admitidos no Curso de Iniciação, que irá funcionar na seguinte modalidade: o Projeto de Iniciação (ProjetIN) tem a duração de 2 anos letivos, sendo o acesso feito aos 6 anos de idade (coincidindo com a entrada no 1º ano de escolaridade).

Nesta modalidade, os alunos frequentarão Iniciação Musical e Prática de Conjunto. No decorrer de cada ano letivo será facultado o contacto com diversos instrumentos musicais. A seleção para o ProjetIN far-se-á apenas através de uma prova de aptidão musical, teórica não instrumental (formação musical). Nesta prova, serão aferidas as aptidões e as capacidades de discriminação auditiva, inferência e identificação auditiva de trechos musicais.

A inscrição é realizada, eletronicamente, através da ficha disponível na página do Agrupamento - http://www.aeestarreja.pt/ - e decorre até 17 de junho.

Os critérios de seleção estão descritos na referida ficha de inscrição. A calendarização geral é a seguinte: Provas de Formação Musical: 21 de junho; Provas de Instrumento: de 27 de junho a 01 de julho; Resultados Globais: 06 de julho.

O funcionamento do Pólo da Escola Artística do Conservatório de Música de Aveiro Calouste Gulbenkian, em Estarreja, no ano letivo 2016/17, carece ainda de autorização por parte do Ministério de Educação. Neste sentido, as admissões que resultem das provas de acesso que agora se anunciam estão dependentes dessa autorização. As provas de acesso reguladas por esta informação serão válidas, apenas, para o ano letivo 2016/17.