GarciCup’16: Todos os caminhos do andebol vão dar a Estarreja

quinta, 30 de junho 2016

O centro da cidade celebrou o andebol, o convívio e a amizade. A última noite ficou marcada pela abertura oficial do GarciCup’16, que pela primeira vez se realizou na Praça Francisco Barbosa, com inúmeros momentos de animação. A cerimónia contou com a presença dos 3500 atletas, em representação das 200 equipas presentes na sétima edição do Torneio Internacional de Andebol “Cidade de Estarreja”.

Um dos símbolos do andebol português (ex-jogador do FC Porto e do ABC de Braga), sete vezes campeão nacional e que constitui um exemplo para muitos dos jovens atletas, marcou presença na cerimónia. Carlos Resende mostrou-se surpreendido pelo ambiente que encontrou, num clima de festa vivido pelos atletas provenientes de vários pontos do país e do estrangeiro e de todas as idades. O atual treinador do ABC espera que os participantes se “divirtam a jogar andebol e com o desporto”.

Torneio é uma marca no andebol nacional

O GarciCup constitui já uma marca para o andebol nacional, considera Miguel Laranjeiro, Presidente da Federação de Andebol de Portugal, reforçando que por estes dias “todos os caminhos do andebol português vêm dar a Estarreja”. Na sua opinião, o torneio dá um “contributo inestimável para o andebol português. A qualidade desta iniciativa é para todos os amantes do andebol uma fonte de inspiração e de motivação para fazermos ainda mais. A nossa modalidade é a segunda mais praticada em Portugal, mas queremos continuar a crescer e é também através destas atividades que o conseguiremos.”

Realçando a dimensão do “maior torneio de andebol do país” em que “atletas, corpos técnicos, familiares, equipas de arbitragem e curiosos vêm a Estarreja num ambiente de festa sem paralelo”, foi com muita honra que o Presidente da Câmara Municipal de Estarreja, Diamantino Sabina, deu as boas-vindas aos 3500 atletas, que por estes dias se concentram na “capital do andebol em Portugal. Milhares de pessoas vivem intensamente o andebol neste torneio grandioso”, para satisfação do autarca.

Estreia de um clube alemão

Das muitas equipas que se estreiam no GarciCup, destaque para a primeira presença de um clube vindo da Alemanha. O TUS 1965 Vollnkirchen, oriundo de Hüttenberg, participa pela primeira vez no torneio estarrejense com a sua equipa de seniores femininos, que ontem defrontou a Seleção Nacional.

O GarciCup é apadrinhado por várias estrelas do andebol: Gilberto Duarte (FC Porto), Tiago Rocha (SPR Wisla Plock, Polónia), Ricardo Candeias (Pontault-Combault, França), Tiago Pereira (Benfica), Carlos Carneiro (Sporting), Nuno Grilo (ABC), Soraia Lopes (Balonmano Porriño, Espanha), Filipa Fontes (Alavarium), Vera Lopes (IBV, Islândia), Cláudia Correia (Stryn, Noruega), Mariana Lopes (Alavarium), Bebiana Sabino (Colégio de Gaia), Diana Roque (Madeira SAD), Ana Silva (MaiaStars) e Soraia Fernandes (Alavarium).

500 jogos em 11 pavilhões

O torneio tem vindo a bater recordes, ano após ano, aumentando o número de equipas e participantes. O ano passado foram marcados 21368 golos durante a competição! Este ano os 3500 atletas, de 200 equipas, em representação de 6 dezenas de clubes, disputam mais de 500 jogos, distribuídos por vários pavilhões.

Circuito europeu de andebol de praia

Nesta sétima edição, para além do andebol indoor e adaptado, as atenções viram-se igualmente para a competição de andebol de praia. Realiza-se entre 1 a 3 de julho, no Parque da Cidade, a 2ª Etapa do Campeonato Regional de Andebol de Praia da Associação de Andebol de Aveiro. Esta etapa conta para o circuito europeu de Andebol de Praia, o EBT – European Beach Handball, e disponibilizará pela primeira vez uma bancada com lugares sentados.

O GarciCup’16 – VII Torneio Internacional Cidade de Estarreja realiza-se entre 29 de junho a 3 de julho, sendo uma organização conjunta do EAC - Estarreja Andebol Clube e da Câmara Municipal de Estarreja. Na maior festa nacional do andebol, não falta animação, com inúmeras atividades e espaços de diversão (insufláveis, tiro com arco, canoagem, comboio turístico, bicicleta, autocarro panorâmico, piscina, visitas ao BioRia, jogos populares, Espaço Atleta, concertos, entre outras). Destaque para o Troféu Nacional de Samba que se realiza na noite de sábado, 2 de julho, pelas 22h, no Parque Municipal do Antuã, com entradas livres.

:: Consulte nesta página os calendários de jogos

:: Programa para os próximos dias

quinta 30 de junho

9h-21h Competição Andebol Indoor (11 pavilhões)
18h-24h Mercado de Rua (junto ao Pavilhão Municipal de Estarreja)
21h Nito ao vivo (Espaço Andebol de Praia)
21h30 Garci Sem Fronteiras (Parque Municipal do Antuã)

sexta 1 julho

9h-23h Competição Andebol Indoor
18h-24h Mercado de Rua
18h Receção às equipas de Andebol de Praia
19h-22h Competição Andebol Praia
22h Axé Brasil ao vivo (Espaço Atleta)

Sábado, 2 julho

9h-13h Dar Sangue é dar Vida – Campanha solidária de recolha de sangue (Parque Municipal do Antuã)
9h-19h Competição Andebol Indoor (11 Pavilhões)
9h-19h Competição Andebol de Praia (Parque Municipal do Antuã)
10h-24h Mercado de Rua
15h-18h Competição Andebol Adaptado
15h Zumba, Garci Colors (Parque Municipal do Antuã)
18h-20h Sunset, Garci Colors (Parque Municipal do Antuã)
21h Desfile de Equipas (Parque Municipal do Antuã)
22h Troféu Nacional de Samba (Parque Municipal do Antuã)
1h-4h Garci Alive – Atuação É No Pagode (Multiusos)

domingo, 3 julho
9h-18h30 Competição Andebol Indoor
9h-18h30 Competição Andebol de Praia
18h30 Cerimónia de Encerramento (Pavilhão Municipal de Estarreja)

Durante o evento -  FUNZONE Atividades e espaços de diversão: Insufláveis, tiro com arco, canoagem, comboio turístico, bicicleta, autocarro panorâmico, piscina, visitas ao BioRia, jogos populares, Espaço Atleta, concertos, mercado antigo e muito mais!