"Ismael Matos - O Padre da Boa-Imprensa": D. Ximenes Belo apresenta obra em Pardilhó

sexta, 01 de julho 2016


O Bispo Emérito de Díli, D. Carlos Filipe Ximenes Belo, apresenta o livro "Ismael Matos - O Padre da Boa-Imprensa", esta sexta, às 21h00, no Largo da Igreja de Pardilhó, onde aborda a vida e obra do sacerdote salesiano, natural de Pardilhó e figura ilustre da terra.

Apesar do seu nome ser desconhecido da maioria do público, este apóstolo da boa imprensa deixou uma obra notável quer ao nível do jornalismo, quer ao nível da ação evangélica junto dos mais necessitados.

Viu na comunicação social um meio poderosíssimo para o anúncio do Evangelho. Várias vezes comparou o lançar das redes no Lago Tiberíades à ação dos “homens da imprensa” no mundo.

Dos seus 76 anos de vida destaca-se a fundação do Jornal Cavaleiro da Imaculada (1960), publicação gratuita e que conta atualmente (maio de 2016) com uma tiragem mensal de 98 000 exemplares. Na mesma época cria a obra do Instituto do Coração Doloroso de Maria, dedicada ao acolhimento e recuperação de vítimas de exploração sexual e mães solteiras.

Este livro é uma justa homenagem que a Congregação Salesiana em Portugal e as Edições Salesianas prestam a um dos seus irmãos que tanto fez pela difusão das boas obras salesianas neste país.