Reabilitação do Mercado Municipal de Estarreja

Mercado e feira em local provisório a partir de 23 de julho

Face ao início da empreitada de reabilitação do Mercado Municipal de Estarreja previsto para agosto, a partir do próximo sábado, dia 23 de julho de 2016, o Mercado e Feira passarão a funcionar provisoriamente em espaços alternativos (Multiusos e Parque de Estacionamento do Pavilhão).

terça, 19 de julho 2016

Durante o período previsível de um ano em que decorrerão as obras de reabilitação, o Mercado passará a funcionar no Multiusos de Estarreja. Já a Feira passará a funcionar no Parque de Estacionamento do Pavilhão Municipal e na via de acesso ao Parque de Merendas.

Edifício da década de 60 há muito que necessita de obras

Inserido numa zona nobre da cidade, entre a Praça Francisco Barbosa e o Parque Municipal do Antuã, o Mercado projetado em 1960 pelo arquiteto António Linhares Oliveira há muito que aguardava uma intervenção. A reabilitação do Mercado prevê a remodelação integral do mercado coberto (onde funciona o mercado de frescos tradicional) e remodelação total do espaço feira (mercado descoberto).

A empreitada abrange igualmente a beneficiação da Avenida 25 de Abril, reforçando a capacidade da rede de drenagem de águas pluviais do arruamento e dos edifícios contíguos. Neste caso, terão um prazo de execução de 4 meses.

Nova praça aberta e com restauração

Uma das transformações mais importantes surgirá com a demolição do corpo a sul do mercado coberto, abrindo-o à cidade e ao usufruto público. Nessa plataforma superior será criada a praça da alimentação, com restaurante, churrascaria e esplanada, para além dos espaços de venda, naquele que será um novo centro de encontro e lazer.

Investimento de 1,9 milhões €

Representando um investimento de 1.895.567,93€, as obras deverão arrancar em agosto deste ano e terão a duração de um ano. A operação insere-se na Área de Reabilitação Urbana definida para a Cidade, privilegiando a economia local, com vista a criar novas aptidões funcionais e a permitir novos usos ou o mesmo uso com padrões de desempenho mais elevados.

A mudança profunda aposta na revitalização da economia local, através de uma significativa operação de reabilitação urbana.

Execução da obra: Câmara Municipal de Estarreja
Investimento: 1.895.567,93€
Prazo de execução: 12 meses
Início previsível da empreitada: agosto de 2016
Prazo de execução das obras na Avenida 25 de Abril: 4 meses [com corte de trânsito entre o cruzamento com a Rua Luís de Camões e as bombas de combustível da Galp]
Estacionamento – alternativas: Regime de gratuitidade em todo o estacionamento no centro da cidade, incluindo o Parque Subterrâneo da Praça do Município.

FOLHETO INFORMATIVO