Prolongamento do Estado de Alerta devido ao calor e perigo de incêndio

Calor e perigo de incêndio. Prolongamento do Estado de Alerta Especial Laranja durante o dia de hoje. Tenha em atenção os cuidados a ter.

segunda, 08 de agosto 2016

O que pode acontecer?

As temperaturas altas são favoráveis à ocorrência e propagação de incêndios rurais. Adicionalmente, o calor pode ter efeitos sobre a saúde, sobretudo nas populações mais vulneráveis, (crianças, idosos e doentes crónicos).

Como proteger-se?

Tenha em consideração que de acordo com as disposições legais em vigor, não é permitido em todos os espaços rurais:
  • Realização de queimadas, nem de fogueiras para recreio ou lazer, ou para confeção de alimentos;
  • Utilização de equipamentos de queima e de combustão destinados à iluminação ou à confeção de alimentos;
  • Queimar matos cortados e amontoados e qualquer tipo de sobrantes de exploração;
  • O lançamento de balões com mecha acesa ou qualquer outro tipo de foguetes;
  • Fumar ou fazer lume de qualquer tipo nos espaços florestais e vias que os circundem;
  • A fumigação ou desinfestação em apiários com fumigadores que não estejam equipados com dispositivos de retenção de faúlhas.
A ANPC recorda, ainda alguns cuidados a ter, face às condições meteorológicas previstas, na realização de trabalhos agrícolas e florestais, nomeadamente:
  • Manter as máquinas e equipamentos limpos de óleos e poeiras;
  • Abastecer as máquinas a frio e em local com pouca vegetação;
  • Ter cuidado com as faíscas durante o seu manuseamento, evitando a sua utilização nos períodos de maior calor.
Se a sua habitação está inserida em meio rural:
  • Limpe o mato à volta da sua habitação e guarde, em lugar seguro e isolado, a lenha, combustível e outros produtos inflamáveis;
  • Para informações adicionais sobre como actuar no seu terreno para prevenir incêndios rurais, contacte o Instituto da Conservação da Natureza e Florestas;
  • Informe as autoridades se presenciar actos negligentes ou comportamentos com intenção clara de atear um incêndio.
Sem prejuízo para os cuidados acima, relativos aos incêndios, tenha sobretudo cuidado com a sua saúde e a dos seus:
  • Mantenha-se hidratado (beba água, mesmo se não tiver sede);
  • Mantenha a casa arejada;
  • Atenção redobrada ao grupos mais vulneráveis, idosos, crianças, doentes crónicos, sem-abrigo, pessoas que desenvolvem a sua atividade no exterior;
  • Os recém-nascidos, as crianças, as pessoas idosas e as pessoas doentes, podem não sentir, ou não manifestar sede. Ofereça-lhes água e esteja atento;
  • Se viajar de carro, escolha as horas de menor calor. Não permita que pessoas e/ou animais fiquem dentro da viatura ao sol;
  • Evite a exposição ao sol nas horas de maior calor (entre as 11h00 e as 17h00).
A ANPC recomenda ainda a adequação dos comportamentos e atitudes face à situação de perigo de incêndio florestal, nomeadamente com a adoção das necessárias medidas de prevenção e precaução, observando as proibições em vigor e tomando especial atenção à evolução do perigo de incêndio para os próximos dias, disponível junto do sítio da internet do IPMA, junto dos Gabinetes Técnicos Florestais das Câmaras Municipais e dos Corpos de Bombeiros.
Nas situações relacionadas com os efeitos sobre a saúde (a sua ou a de terceiros) contacte a Saúde 24 pelo número 808 24 24 24. Em caso de emergência utilize o número 112. Para mais informações, consulte a Direcção-Geral da Saúde.