Ciclo de Conversas “Quintas de Negócio”

Centro de Negócios abre as portas aos empresários às quintas no Auditório do Centro de Negócios de Estarreja.

terça, 06 de setembro 2016


Localizado na entrada do Eco-Parque Empresarial, o Centro de Negócios pretende constituir-se como o local de encontro dos empresários. Assim surgem as “Quintas de Negócio”, um ciclo de conversas que terá o seu início em setembro procurando versar temáticas de interesse para as empresas do concelho. A realização de workshops também pretende aprofundar esta relação com este público, contribuindo para a sua formação.

Com o objetivo de esclarecer e informar os empresários, estão já marcadas as primeiras quatro palestras “Quintas de Negócio”, sempre às quintas-feiras ao final do dia (por norma com início às 17h30 e duração de hora e meia): Do Stress à felicidade organizacional - um caso de sucesso (29 setembro), Capitalização e Financiamento das PME - Sessão de apresentação dos instrumentos financeiros da IFD (6 outubro), Como aumentar os Lucros da sua Empresas através da redução de custos (13 outubro) e a Gestão do Risco no âmbito da Qualidade - alterações à ENP Iso 9001:2015 (17 novembro).

Noutra dimensão mais direcionada para a formação com a realização de workshops e fruto da parceria estabelecida entre a Câmara Municipal de Estarreja e a AIDA - Associação Industrial do Distrito de Aveiro, haverá a oportunidade de aprofundar temáticas que se consideram pertinentes para a gestão de uma empresa. A 21 de setembro realiza-se o primeiro com a presença de Isabel do Amaral, especialista em protocolo, imagem e comunicação intercultural, que abordará a importância do protocolo empresarial nos países árabes. “Como criar o seu próprio negócio” (27 de outubro) e “12 erros de Gestão, fatais para a sua Empresa” (30 de novembro) serão os temas que se seguem nesta vertente mais formativa.

O Gabinete de Apoio ao Desenvolvimento Económico e Empresarial de Estarreja (GADE) cumpre desta forma um dos seus desígnios no apoio generalizado ao tecido empresarial estarrejense. A sua missão passa por contribuir para a competitividade das empresas assegurando um ambiente favorável ao seu crescimento e estas ações constituem uma ferramenta de informação/formação, para além de proporcionar uma partilha de experiências com outras realidades e potenciar parcerias.

Dada a transversalidade das temáticas a abordar, os públicos-alvo são os empresários do Município de Estarreja, independentemente da sua dimensão.



PROGRAMA

21 SETEMBRO [quarta-feira], 14H30 – 17H30
Workshop “A importância do protocolo empresarial nos países árabes”
Isabel do Amaral, Especialista em Protocolo, Imagem e Comunicação Intercultural

Este workshop apresenta como principal objetivo proporcionar informação que, de forma rápida e sucinta, ajude as empresas a comunicar com os seus atuais e/ou futuros clientes árabes, ficando a conhecer os tópicos mais importantes, que lhe permitirão bem receber e encurtar as barreiras culturais num mercado.



29 SETEMBRO, 17H30 – 19H00
Do Stress à felicidade organizacional - um caso de sucesso"

Fatima Bento, Managing Partner da Run Vision
Maria José Rola, Consultora em Felicidade Organizacional da Emoção Positiva
Cristina Almeida, Diretora da Qualidade, Ambiente, Saúde e Segurança da Yazaki

O grau de dificuldade ou de atenção das tarefas, a existência de períodos laborais que colidem com o ritmo biológico dos trabalhadores, são alguns dos fatores de risco no desempenho profissional. Detetar, prevenir e intervir de forma a minimizar os riscos psicossociais nos trabalhadores e, consequentemente, nas organizações, são os temas a ser abordados nesta sessão.



6 OUTUBRO
, 16H00 – 18H00
"Capitalização e Financiamento das PME
Sessão de apresentação dos instrumentos financeiros da IFD

A sessão tem como objetivo dar a conhecer e esclarecer as empresas sobre os instrumentos financeiros disponibilizados: Linha de Crédito com Garantia Mútua, IFD 2016-2020; Linha de Financiamento a Fundos de Capital de Risco; Linha de Financiamento a Entidades Veículo Business Angels; Linha de Financiamento a Operações de Capital Reversível".



13 OUTUBRO
, 17H30 – 19H00
Como aumentar os Lucros da sua Empresas através da redução de custos"

António Godinho, CEO do Grupo Onebiz
Cátia Barros, Brand Manager da EZ Trade Center
Gabriela Reis, Partner da EZ Trade Center

A sessão pretende esclarecer dúvidas sobre a gestão dos custos operacionais das empresas e tem com objetivo mostrar como os empresários devem tornar os processos de compra de produtos e serviços eficientes, de forma a gerar poupanças significativas e, consequentemente, aumentar os seus lucros.



27 OUTUBRO
[quinta-feira], 14H30- 17H30
Workshop “Como criar o seu próprio negócio

Sensibilizar os participantes para a oportunidade e importância de uma atitude empreendedora e orientada para o risco, a adoção de boas práticas e metodologias que minimizem o risco inicial na construção de um negócio, sobretudo em ambiente internacional, e motivá-los para a necessidade de terem um apoio estruturado no desenvolvimento e implementação dos seus planos de negócio, são os objectivos deste workshop.



17 NOVEMBRO
, 17H30-19H00
"Gestão do Risco no âmbito da Qualidade - alterações à ENP Iso 9001:2015"

Manuel Reboredo, Consultor Especialista no Programa Formação PME – AEP e Auditor Certificado pela Apcer

As principais alterações introduzidas com a nova versão da norma ISO 9001 servem de base a esta palestra que irá servir igualmente para uma discussão e reflexão conjunta sobre as seguintes temáticas:
1. O “poder” nas mãos dos clientes
2. A realidade das PME
3. A Gestão do Risco, no âmbito da qualidade – Norma ISO 9001:2015



30 NOVEMBRO
[quinta-feira], 14H30-17H30
Workshop “12 erros de Gestão, fatais para a sua Empresa

Este workshop tem como objetivo sensibilizar os participantes para a tipologia dos erros de gestão que podem arruinar qualquer negócio e desenhar as principais estratégias corretivas para reduzir/anular estes acontecimentos.




:: CONTACTOS E MAIS INFORMAÇÕES:
GADE – GABINETE DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO ECONÓMICO E EMPRESARIAL DE ESTARREJA | CENTRO DE NEGÓCIOS | ECO-PARQUE EMPRESARIAL DE ESTARREJA | EMAIL GADE@CM-ESTARREJA.PT | TEL. (+351) 234 918 202