Workshop "Estratégias de negociação com os países Árabes e regras protocolares"

Inscrições gratuitas até dia 19

sexta, 16 de setembro 2016


Estarreja recebe no próximo dia 21 de setembro, nas instalações do Estarreja Centro de Negócios do Eco-Parque Empresarial, das 10h às 13h e das 14h às 17h um workshop intitulado "Estratégias de negociação com os países Árabes e regras protocolares", com o objetivo de informar o tecido empresarial para a importância de conhecer as regras básicas inerentes à cultura árabe ao nível da negociação empresarial.

Trata-se de uma ação inserida no âmbito do projeto INOV_MARKET, Programa Operacional Competitividade e Internacionalização, PORTUGAL2020, apoiado pelo FEDER.

No processo de internacionalização das empresas, vários aspectos de ordem protocolar e cultural são relevantes e fundamentais para uma negociação de sucesso. Nos dias de hoje, os aspectos protocolares e culturais assumem um papel bastante importante a vários níveis, pelo que as tradições, os hábitos e os costumes variam de país para país.

Assim, por exemplo os países árabes têm uma cultura completamente diferente da dos países ocidentais, desde a língua, à religião, à tradição, etc., sendo que é necessário que haja uma adaptação da forma mais adequada possível. Cada protocolo constitui regras bastante importantes que devem ser respeitadas para que tudo corra da melhor forma, seja uma simples reunião de negócios ou até um congresso de grande dimensão e de grande relevo.

O protocolo, como instrumento de comunicação, acrescenta valor ao relacionamento que as empresas têm com o exterior e é, consequentemente, uma mais-valia. Há inúmeras situações do quotidiano profissional em que os conhecimentos protocolares são um trunfo e contribuem para a transmissão de uma imagem de rigor da empresa.

Este evento é de participação gratuita, mas com inscrição obrigatória até ao dia 19 de setembro de 2016. Uma iniciativa da AIDA – Associação Industrial do Distrito de Aveiro e da Câmara Municipal de Estarreja. 

Contactos
Carla Vieira – c.vieira@aida.pt | Deolinda Costa – d.costa@aida.pt
Telefone:+351 234 302 493 | Fax: +351 234 302 499
site: www.aida.pt

ORADORA

Isabel do Amaral

Especialista em imagem, protocolo e comunicação intercultural
Mestre em Relações Internacionais pela Universidade de Lisboa e Investigadora do Instituto Oriente (ISCSP). Presidente da Associação Portuguesa de Estudos de Protocolo.
Especialista em imagem, protocolo e comunicação intercultural, foi oradora em conferências, palestras, congressos e cursos em Portugal, Bélgica, Países Baixos, Reino Unido, Hungria, Itália, Espanha, Brasil, Argentina, República Popular da China, Angola, Namíbia e Cabo Verde.
Autora dos livros “Imagem e Sucesso” e “Imagem e Internacionalização” (Verbo) e co-autora da “Enciclopédia de Relações Internacionais” (D. Quixote) e do “Cerimonial para cerimonialistas” (CNCP- Brasil).