Programa Municipal de Educação a pensar nos 3281 alunos estarrejenses

sexta, 16 de setembro 2016

Em Estarreja regressaram às aulas durante esta semana 3281 alunos, desde a educação  pré-escolar ao ensino secundário. O arranque do novo ano letivo foi assinalado pela Câmara Municipal de Estarreja, no passado dia 9, na habitual sessão anual em que é apresentado o Programa Municipal de Educação (PME).

A Sessão de Abertura do Ano Letivo 2016/2017 que a Câmara Municipal de Estarreja promove anualmente, dando as boas-vindas a toda a comunidade escolar, tem o objetivo principal de dar a conhecer o PME que concentra o conjunto de atividades, projetos e recursos disponibilizados pela Câmara Municipal de Estarreja. Este documento traduz a aposta na melhoria contínua das condições de ensino e aprendizagem, bem como na inovação da oferta formativa e extracurricular, assumindo-se Estarreja como um “município educador”.

A Câmara Municipal está empenhada em “criar cada vez mais uma estrutura essencial para o desenvolvimento intelectual dos nossos alunos e um concelho educativo de excelência”, sublinhou o Presidente da autarquia, Diamantino Sabina. O PME está “recheado de atividades e programas de apoio, inteiramente dedicado aos alunos, às suas famílias e aos seus professores e educadores”. No que diz respeito ao Apoio à Família, o autarca destaca a oferta dos manuais escolares a todos os alunos do 1º ciclo “mas também apoiamos as refeições, no material e nos transportes”.

Também se aprende fora das salas de aula

O Vereador da Educação da Câmara Municipal, João Alegria, acredita que o conjunto de ações propostas, mais de 50 atividades, “contribuirão para alcançar melhores resultados”, porque é preciso ter cada vez mais presente que “a formação não é só o que se aprende na sala de aula”. E por isso Estarreja está a facultar a vivência de experiências aos seus alunos. “Achamos que contribuem para a consolidação de aprendizagens mais formais”, considera. Reforça o papel das parcerias, tendo sempre como objetivo final “elevarmos a Educação, elemento estruturante para o nosso desenvolvimento e criar melhor qualidade de vida e coesão social”.

Este ano em formato de uma pasta com separadores, que será entregue aos alunos, o Programa Municipal de Educação propõe um conjunto de ações em diversas áreas: História e cidadania, Educação Ambiental, Promoção da leitura, Saúde e bem-estar, Educação pela Arte, Desporto e Ciência. A estas atividades que estão calendarizadas e distribuídas nos separadores que representam os meses, junta-se informação sobre os Serviços de Apoio à Família, a Ação Social Escolar e os Projetos e Atividades Anuais.

O mapa escolar concelhio abrange dois Agrupamentos de Escolas e nove estabelecimentos de ensino, que este ano são frequentados por 3281 alunos e 478 trabalhadores, entre pessoal docente e não docente. João Alegria referiu que este ano “sofremos bastante no pré-escolar a diminuição de alunos, com menos 46 crianças”.

2 centenas de adultos regressam à escola

A Sessão de Abertura contou também com as intervenções dos dois Diretores dos Agrupamentos de Escolas do Concelho, Lurdes Pereira de Pardilhó e Jorge Ventura de Estarreja, que apresentaram os respetivos Agrupamentos.

O Diretor do Agrupamento de Escolas de Estarreja, Jorge Ventura, destaca a “oferta formativa ímpar” existente no concelho que contempla o ensino extraescolar que este ano permitirá que 210 adultos regressem à sala de aula.

De uma forma geral, “potenciar e desenvolver a sociedade” é a missão da escola. “Queremos que Estarreja seja singular e se diferencie, para isso é preciso trabalhar em conjunto. Queremos capacitar os alunos, queremos melhorar, garantir respostas educativas que atentem às dificuldades”.

Este ano, a Associação dos Antigos Alunos do Colégio Egas Moniz e da Escola Secundária de Estarreja associou-se à sessão de abertura do ano letivo, entregando os prémios aos melhores alunos das disciplinas de História, Português, Matemática, Biologia e Geologia, cujos patronos são, respetivamente, Casimiro Tavares, José Teixeira Valente, Arnaldina Guiomar e Manuel Marques da Silva.

Distinguidos foram igualmente os alunos do 1º ciclo cujos desenhos foram escolhidos, entre 80 trabalhos recebidos, para ilustrar o cartaz do Estarrejazz – Festival de Jazz de Estarreja, que terá em outubro (6 a 15 de outubro) a sua 11ª edição. Na sessão foram ainda homenageados os docentes e não docentes que se aposentaram no ano passado e entregues os diplomas aos estudantes que concluíram o 12º ano de escolaridade no ano letivo anterior.