Estarreja não desiste do Serviço de Urgências no seu Hospital

O Presidente da Câmara Municipal de Estarreja, Diamantino Sabina, volta a exigir um Serviço de Urgência para o Hospital Visconde de Salreu e questiona o Ministro da Saúde.

quarta, 28 de setembro 2016

O Presidente da Câmara Municipal de Estarreja, Diamantino Sabina, solicitou com urgência uma nova audiência ao Ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, para, uma vez mais, reivindicar a reabertura do Serviço de Urgências do Hospital Visconde de Salreu.

Face ao anúncio de que o Hospital de São João da Madeira, atualmente integrado no Centro Hospitalar de Entre Douro e Vouga, vai voltar a ter um serviço de urgência básica no primeiro dia de janeiro de 2017, Diamantino Sabina, questiona: Para quando Estarreja?

Quando ainda há bem pouco tempo o Ministro da Saúde lhe garantiu, de forma perentória, que Estarreja não poderia voltar a ter Serviço de Urgências, é com perplexidade que o autarca recebe a notícia da entrada em funcionamento de uma unidade deste tipo no Hospital de São João da Madeira.

Reconhecendo a importância que este serviço poderá ter para toda a população Sanjoanense, o Presidente da Câmara Municipal de Estarreja, que desde há muito tem reivindicado este serviço apresentando dados concretos e objetivos que fundamentam claramente o regresso do Serviço de Urgência do Hospital Visconde de Salreu, encerrado em 2007, não podia deixar de questionar o Ministro da Saúde acerca desta decisão: Porquê apenas São João da Madeira e não Estarreja?

Em missiva dirigida ao Ministro da Saúde, Diamantino Sabina apresenta dados demográficos dos concelhos de Estarreja e Murtosa e da freguesia de S. Jacinto, concelho de Aveiro, cuja população total ultrapassa os 38 000 habitantes, volta a lembrar a presença do 2.º polo de indústria química do país em Estarreja, constituindo um risco acrescido para a população, e as distâncias que estas populações têm que percorrer para aceder ao Hospital Infante D. Pedro, único serviço de urgências que serve estes concelhos.

“Inevitavelmente, esta realidade tem de ser comparada com a realidade de S. João da Madeira legitimando, ainda mais, as razões desde sempre por mim apresentadas para exigir a reabertura do Serviço de Urgência no Hospital Visconde de Salreu”, afirma Diamantino Sabina.

Ao contrário do Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga, que passará a ser servido com 3 serviços de urgências para 3 unidades hospitalares, o Centro Hospitalar do Baixo Vouga, que agrega igualmente 3 unidades hospitalares, é unicamente servido pelo Serviço de Urgências do Hospital de Aveiro, com todas as limitações e problemas que são publicamente conhecidos.

Diamantino Sabina garante que vai continuar firme na sua luta da defesa dos direitos dos Estarrejenses aos cuidados de saúde de qualidade, e assim defender junto da tutela os interesses dos Estarrejenses e das populações vizinhas que merecem, como os Sanjoanenses ou qualquer outro português, um serviço de Saúde de qualidade e de proximidade.