Biblioteca Municipal: 12 anos de aproximação ao leitor

A Biblioteca Municipal de Estarreja (BME) comemorou os seus 12 anos com o mesmo espírito com que tem levado a cabo a sua missão: abrir as portas à comunidade e, de uma forma inclusiva, envolver cada vez mais munícipes incentivando-os a ler.

sexta, 28 de outubro 2016

As comemorações centraram-se na semana do aniversário – a Biblioteca foi oficialmente inaugurada a 9 de outubro de 2004 após reconstrução do Edifício da Casa dos Leites – e incluíram horas do conto, exposições, oficinas, a 3ª edição do jantar literário com a presença do contador de histórias, Jorge Serafim, e onde foram distinguidos os melhores leitores.

As 6ª Jornadas de Informação, este ano subordinadas ao tema geral “Um (Con)Tributo para a Literacia Mediática”, reuniram uma centena de inscritos ao longo de dois dias de trabalhos no Auditório da BME, numa oportunidade para bibliotecários e professores debaterem o uso crítico dos tradicionais e novos media ao serviço da literacia, nas suas variadas vertentes.

A BME representa “esta universalidade e junta as pessoas à volta dos livros, da leitura e de outras ferramentas”, afirma o Vereador da Educação e Cultura da Câmara Municipal de Estarreja, João Alegria.

A biblioteca pública que se caracteriza pelo seu serviço de qualidade, universal e gratuito tem-se revelado ao longo de “12 anos de inovação”, particulariza adiantando um conjunto de novas valências que são disponibilizadas à comunidade, em que também é valorizando o papel das novas tecnologias. “Não é preciso vir à Biblioteca requisitar um livro”, exemplifica referindo ainda o catálogo que está disponível online.

Por outro lado, a envolvência de uma rede de bibliotecas (composta pela Municipal e 5 escolares), que “funciona muito bem em equipa, o conjunto de serviços que envolve todas as idades, desde os 3 meses de idade através dos Contos com Fraldas, aos pais e às escolas, até à biblioteca fora de portas, num registo de proximidade”, são exemplos do trabalho realizado e que “é fundamental para se crescer cada vez mais”, tendo como finalidade a promoção da educação, da cultura, da informação e do lazer em torno do livro e da leitura, de modo tendencialmente gratuito e universal. Um trabalho “que começa com os mais novos e exige que continue a renovar-se para que este equipamento responda às necessidades e à evolução da sociedade”.

Mais de 5 centenas de novos utentes no último ano

Atualmente, a Biblioteca Municipal regista 8.463 inscritos. No último ano, entre outubro de 2015 e outubro de 2016, inscreveram-se 580 novos utilizadores. Satisfeito pela adesão registada, o Vereador relembrou o resultado de um estudo da Universidade de Coimbra em que “mais de um terço dos munícipes estão inscritos como utentes da Biblioteca e portanto ao nível da região é o melhor exemplo nessa relação de habitantes e utentes. É uma casa muito acarinhada e que, à luz do livro e da promoção da leitura, procura cativar os Munícipes”.

Em 12 anos de atividade, o número total de empréstimos supera os 140 mil, perfazendo uma média anual de 11.708 empréstimos. Atualmente, o acervo da Biblioteca disponibiliza 67.668 documentos, entre os quais monografias, periódicos, audiovisuais e multimédia.

As opiniões dos utilizadores

“Uma Biblioteca aberta, um espaço de cultura, um espaço de conhecimento onde podemos desenvolver-nos e formar-nos. É um espaço de todos, aberto e dinâmico”
Etelvina Bronze, Estarreja

“A Biblioteca é espaçosa, ampla, convidativa e confortável. As salas convidam à leitura e ao conforto. É muito importante sentirmo-nos bem e à vontade num espaço onde a leitura tem que ser o nosso veículo para cá nos dirigirmos.”
Rita Ferreira, Espinho

“A Biblioteca é muito ativa, tem muita vida, convoca as instituições para trazer cá as crianças, é uma mais-valia para a cidade. Envolve a comunidade, tem as portas abertas para todos.”
Isabel Santos, Estarreja

“Uma Biblioteca muito próxima dos leitores e acolhedora. Considero que os alunos passam a gostar mais dos livros numa biblioteca como esta - aberta, acolhedora, simpática - que torna todos bons leitores.”
Ana Bessa, Ovar

A Biblioteca Municipal de Estarreja representa um espaço fundamental para a promoção da leitura, educação e formação dos Munícipes, independentemente da sua idade e estatuto social.