OuTonalidades - Circuito Português de Musica ao Vivo no CTE

Noites de Outono em perfeita sinfonia

Estarreja volta a fazer parte do OuTonalidades, circuito português de música ao vivo que palmilha o país de lés-a-lés. O Café-concerto do Cine-Teatro vai receber três concertos inseridos na 20ª edição do festival, a que o Município sempre se associou.

quinta, 10 de novembro 2016

Tem alma alentejana o primeiro concerto do OuTonalidades em Estarreja no dia 19 de novembro. O músico Pedro Mestre apresenta o seu trabalho a solo “Campaniça do Despique”, que evoca o mais genuíno toque de viola campaniça.

Dois talentosos músicos brasileiros sobem ao palco no dia 30 de novembro, num encontro feliz entre o trompete de Gileno Santana e a guitarra de Tuniko Goulart no profundo som do Brasil.

O virtuoso acordeonista João Gentil junta-se à voz serena da cantautora galega Uxía no último concerto do OuTonalidades em Estarreja no dia 7 de dezembro. Estes artistas unem-se para recriar um repertório específico para acordeão e voz, em mais um concerto de inegável qualidade.

Os concertos têm sempre início às 22h e os bilhetes têm um preço de três euros, sendo a entrada gratuita para os detentores de Cartão Amigo CTE, Cartão Sénior e Cartão Jovem Municipal.

O 20.º OuTonalidades prossegue a sua missão de incentivo à circulação da música ao vivo, num trabalho em rede cujas sinergias extravasam o tempo e os espaços do próprio evento. O festival é coordenado pela d’Orfeu Associação Cultural.

SÁBADO 19 NOVEMBRO 22H00
MÚSICA TRADICIONAL | 60 MIN. | M/6
PEDRO MESTRE

Pedro Mestre alia o seu nome à mestria com a guitarra campaniça, que sempre acompanhou os cantes de improviso no Alentejo. O músico chega das extensas planícies com “Campaniça do Despique” na algibeira, em que a tradição e a inovação caminham lado a lado, levando esta identidade cultural e memória coletiva de um povo a atravessar fronteiras.

Pedro Miguel Carolina Mestre músico, Miguel Carreira músico, Pedro Calado cantor

QUARTA 30 NOVEMBRO 22H00
MÚSICA/ CHORINHO | 60 MIN. | M/6
GILENO SANTANA & TUNIKO GOULART

Gileno Santana & Tuniko Goulart são dois talentosos músicos brasileiros que se juntam em torno da raiz profunda da sua música e temperam-na com um sabor muito especial. O trompete de Gileno Santana cria um som único, onde notas, ora intensas, ora suaves, se fundem em tons líricos de rara beleza. Tuniko Goulart dedilha a sua guitarra com uma mestria, um ritmo e uma delicadeza própria dos grandes músicos predestinados. O encontro feliz entre o trompete e a guitarra no profundo som do Brasil.

Gileno Santana trompete, Tuniko Goulart guitarra

QUARTA 7 DEZEMBRO 22H00
MÚSICA WORLD MUSIC | 90 MIN. | M/6
UXÍA + JOÃO GENTIL

Estes dois artistas juntaram-se para recriar o repertório para acordeão e voz e assim se uniu a afinidade e a paixão comum num novo projeto. João Gentil é um virtuoso acordeonista. Uxía, junta a sua voz serena que evita o virtuosismo exibicionista e se torna transparente, revelando uma artista madura que compreendeu que não há nada mais sofisticado do que o essencial e que a voz é o único instrumento que nunca mente.

João Gentil acordeão, Uxía voz

Local CAFÉ-CONCERTO CTE