“Foi o Fio” filme coproduzido pelo Cine-Clube de Avanca premiado no Peru!

O Filme “Foi o Fio” de Patrícia Figueiredo, coproduzido pelo Cine-Clube de Avanca e pela Filmógrafo, foi premiado no Festival AJAYU, no Peru como “Mejor Animación de Egresados”.

quinta, 10 de novembro 2016


O filme de animação envolve 3 mulheres, uma mulher novelo, uma velha mulher que passa os dias a olhar pela janela e uma vendedora de roupa caída dos estendais, todas estão unidas por um fio. As três conduzem as ações de outras personagens e o inevitável destino de uma mulher com o marido às costas.

“Foi o Fio” estreou no Festival Avanca 2014 no qual recebeu uma Menção Especial de Animação, tendo posteriormente ganho inúmeras distinções, no CINANIMA, no CORTEX 2015, no XIV SÉVIDEO, no Monstronale (Alemanha), no PORTO7, no 24.DIVERSINE (Uruguai), no "Tindirindis" (Lituânia), no festival de Odemira e nomeado nos Prémios SOPHIA 2015.

Entretanto, este filme participou na seleção oficial de festivais na Alemanha, Áustria, Brasil, Bulgária, Canadá, Chile, Croácia, Espanha, França, Grécia, Hungria, Índia, Itália, Lituânia, Marrocos, Rússia, S. Tomé e Príncipe, Suécia, Turquia e Uruguai.

“AJAYU – Festival Internacional de Cortometrajes Animados” decorreu entre 2 e 5 de novembro na cidade de Puno, uma cidade do sul do Peru e capital da província do mesmo nome. Neste evento foram igualmente distinguidas obras da Alemanha, Argentina, Espanha, França, Suíça, para além da produção nacional.

“Foi o Fio” foi realizado no estúdio de cinema de animação do Cine-Clube de Avanca, com produção Filmógrafo, participação do MIA do IPCA-Instituto Politécnico do Cávado e do Ave e apoio financeiro do ICA da Secretaria de Estado da Cultura, com cofinanciamento da RTP, Radiotelevisão Portuguesa.

Mais uma vez o trabalho português, o Cine-Clube de Avanca e Estarreja marcam presença não só a nível nacional, mas também a nível internacional.