Apresentação da 10ª Revista Terras de Antuã - Histórias e Memórias do Concelho de Estarreja

A 15 de novembro de 1519, D. Manuel I, 14º Rei de Portugal, atribuía o Foral do Antuã. 497 anos depois, Estarreja celebra a outorga, com o lançamento da 10ª edição da Revista “Terras de Antuã – Histórias e Memórias do Concelho de Estarreja”, no próximo sábado, pelas 16h, no Salão Nobre do Edifício dos Paços do Concelho

quinta, 17 de novembro 2016

A Revista Terras de Antuã – Histórias e Memórias do Concelho de Estarreja continua os princípios preconizados aquando da primeira edição, em 2007: veículo de divulgação e de discussão da memória coletiva; local onde aqueles que se dedicam ao estudo da história possam editar os seus estudos; incentivo para que mais e melhores trabalhos de investigação possam surgir; meio de angariação de uma base iconográfica, impedindo assim o desaparecimento definitivo de um sem número de documentos gráficos e fotográficos.

Esta é já uma marca da dinâmica cultural do Município com o contributo de excelência de cidadãos e munícipes que, com investigação, documentos e fontes históricas, colaboram para o enriquecimento e conhecimento da história local.

Nesta 10ª edição, ao longo das 230 páginas, 15 artigos refletem o trabalho de 22 autores sobre a história e personalidades locais. Servindo de importante veículo de preservação e divulgação do património estarrejense, a Revista Terras de Antuã constitui uma herança que as gerações futuras vão seguramente agradecer.

Exposição "do impressionismo ao modernismo. 50 anos de Arte. Só sei que nada sei" na Casa da Cultura

Logo a seguir à sessão, às 17h30, na Casa Municipal da Cultura, decorrerá a inauguração da exposição “do impressionismo ao modernismo. 50 anos de Arte. Só sei que nada sei”, de Joakin Pereyra. Pinceladas soltas, decomposição de cores, luz e sombras, materializam as obras desta exposição, onde reminiscências do passado vivificam as vivências de um presente constante e perene de história. Recordamos a turbina, as bonecas de palha e sentimos o calor do Carnaval sempre presente. É assim Estarreja, é assim a Arte…